Qual diferença entre CRV e CRLV?
Dirigir no Brasil não é para todos. No entanto, devido à infraestrutura deficiente de transporte público em algumas áreas, você pode não ter muita escolha a não ser ficar atrás do volante e encarar as ruas apertadas do centro da cidade. Para possuir um veículo ou dirigi-lo, no entanto, é preciso compreender a importância de dois documentos: o CRV e o CRLV, além de outros documentos essenciais. Mas vamos entender o melhor essa documentação e mais um pouco da legislação de veículos no Brasil.
Documentação de veículos no Brasil
Os estrangeiros podem dirigir no Brasil por até 180 dias depois de entrarem no país, se tiverem uma carteira de motorista válida em seu país de origem. Durante este período, você deve levar seu passaporte com você quando estiver dirigindo, além da sua licença. Após este período, qualquer estrangeiro deve obter uma carteira de motorista brasileira, aplicando em uma escola de condução (autoescola). Para fazer isso, você precisará mostrar prova de identidade, comprovante de endereço e um número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) usado para fins fiscais. Os funcionários da escola de condução devem ser capazes de responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre o procedimento para adquirir uma licença. Outros documentos que você deve levar enquanto dirige seu próprio veículo são: comprovante de seguro e documentação de propriedade do veículo.
Leia também
Regras de trânsito e normas: o básico
Aqui estão algumas regras importantes que se aplicam aos motoristas em qualquer parte do Brasil. Quebrar qualquer uma das seguintes regras seria considerado uma violação da lei:
Ter pelo menos 18 anos de idade para dirigir um carro ou moto.
Dirija à direita, ultrapasse à esquerda quando permitido.
Os cintos de segurança devem ser usados tanto pelo motorista quanto pelos passageiros. No caso de uma criança pequena demais para usar o cinto de segurança, ela deve ter a cadeirinha apropriada.
Telefones celulares não podem ser usados enquanto o motorista dirige
Não fique sem gasolina.
Não dirija usando chinelos.
Qualquer coisa acima de uma concentração de álcool no sangue de 0,2 gramas (ou seja, uma cerveja para a pessoa média) não será tolerada.
Os veículos que entram numa rotatória devem dar preferência aos veículos que já estão na rotatória.
Não há curvas à direita nas luzes vermelhas, a menos que indicado através de sinais livres a direita.
O seguro básico de terceiros está incluído no imposto de circulação, e a lei não exige que você tenha nenhum seguro adicional. Em caso de acidente, você deve ligar para 198 para a polícia estadual e 192 se precisar de uma ambulância.
O que é o DETRAN no Brasil? Como funciona o registro de veículos?
Veículos terrestres e motocicletas são supervisionados pelo Detran, que é a abreviação de Departamento de Trânsito, e cada estado tem seu próprio DETRAN.
O processo de registrar devidamente um veículo no Brasil varia de acordo com a forma como o proprietário adquiriu o carro.
Este processo pode ser realizado por qualquer uma das seguintes partes:
- O dono do veículo
- Um representante em nome do proprietário do veículo com uma procuração
- O proprietário ou representante legal da entidade jurídica proprietária do veículo
Ao comprar um veículo novo ou usado, o proprietário terá em mãos dois documentos: o CRV e o CRLV.
O que é CRV – Certificado de Registro de Veículo?
O CRV é o documento que comprova a propriedade de um veículo, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Ele contém informações como:
- Marca do veículo
- Modelo do veículo
- Local de registro
- Placa do veículo
- Código RENAVAM
- Número do chassi
- Proprietário do automóvel
Funciona como um documento de identidade para o veículo, e comprova o devido cadastro no DETRAN. É necessário na hora de se fazer a transferência do veículo para terceiros.
O CRV é emitido no primeiro emplacamento do veículo e quando este muda de proprietário. As mudanças deve ser informadas ao DETRAN para ser confeccionado um novo documento.
Este documento não precisa estar em mãos do proprietário a todo momento. Inclusive, é recomendável mantê-lo guardado em local seguro.
O que é CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos?
Este documento é emitido após o pagamento do DPVAT e licenciamento anual do veículo. Ele permite que o veículo trafegue normalmente pelas ruas do país. Este documento deve estar sempre com o motorista do veículo. O pagamento do licenciamento deve também estar em dia para que o condutor não seja multado. É um documento emitido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
Qual diferença entre CRV e CRLV?
Ambos são importantes documentos para o proprietário de um veículo. O CRV é um documento necessário para comprovar a propriedade e informações do veículo, e não precisa estar em posse do condutor a todo momento. Já o CRLV é um documento que é emitido anualmente e permite que o veículo circule pelas ruas. Deve estar sempre em posse do condutor, pois comprova também o pagamento do DPVAT e Licenciamento.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Documentação de veículos: quais existem e quais você precisa usar?
Número de segurança da CRV: o que é e como encontrar?
O que é recibo em branco?