Qual a melhor scooter? Como escolher?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Se você está procurando uma moto, pode se perguntar se deve comprar uma scooter ou uma motocicleta. Para a maioria das pessoas, é uma escolha instintiva pois elas respondem à cultura e à estética das scooters ou à cultura e estética das motocicletas. Apesar de sua semelhança, os pilotos de scooters e motociclistas habitam mundos diferentes, com mentalidades, culturas e práticas únicas. Em alguns pontos da história, os pilotos de scooter e motociclistas se desdenhavam e até brigavam à primeira vista. Isso não acontece mais. Embora haja ocasionalmente alguma animosidade persistente entre os dois, em geral há um espírito de colegialidade amistosa entre companheiros de viagem na rodovia motorizada de duas rodas. Mas qual a melhor scooter, hoje em dia, pra escolher? Como fazer essa escolha?

Leia também

Qual a melhor scooter: as vantagens em relação às motos

Além do apelo instintivo, as scooters também têm outras vantagens em relação às motos.

Preço

Embora os preços variem muito no mercado usado, a maioria das novas scooters é mais barata do que a maioria das novas motocicletas.

Câmbio automático

A maioria das scooters modernas não exige mudança de marcha. Isso torna muito mais fácil andar nessas motos. Por outro lado, as motocicletas exigem o uso ágil de uma embreagem. Scooters vintage exigem câmbio manual, no entanto.

Consumo

As motos não conseguem competir com o baixo consumo das scooters.

Personalização

Parte da diversão de possuir uma scooter é brincar com modificações no corpo da scooter. Você pode adicionar racks, espelhos, pára-brisas, protetores de capô cromados, pinturas, até mesmo um sidecar.

Armazenamento

Scooters tem amplo armazenamento no banco, além de serem facilmente equipadas com uma variedade de opções adicionais de armazenamento. Para começar, você pode adicionar um rack traseiro e anexar uma caixa superior. Algumas scooters também tem um gancho para pendurar um saco ou mochila entre os pés.

A melhor razão para comprar uma moto em vez de uma scooter, por outro lado, é andar de moto. Mesmo scooters caras com motores grandes não são tão adequados para andar de moto do que motocicletas. Se a chamada da estrada aberta ressoar em seu coração, você pode seguir os passos de muitas pessoas que pilotam scooters na cidade e motos na estrada.

Escolhendo scooters

Escolha uma scooter boa e aproveite a diversão proporcionada por essa motocicleta. (Foto: YouTube)

Melhor scooter para comprar: guia para comprar sua primeira

Se você decidir comprar uma scooter, descobrirá que há muitas opções por aí. Uma grande variedade de fabricantes de motocicletas mergulhou no mercado de scooters, criando uma vasta gama de produtos disponíveis para o consumidor exigente. As dicas a seguir ajudarão você a navegar nesse mercado complexo.

Ao escolher sua primeira scooter, comece com algo usado, pequeno e barato, e considere a possibilidade de atualizá-la mais tarde. As scooters têm uma ampla variedade de tamanhos de motor, representados pelo número de cilindradas. Quanto menor o motor, mais lenta a scooter e melhor a economia de combustível. (O contrário também é verdade.) Uma scooter barata normalmente tem um motor de 50 cc, o que significa que você estará no máximo em cerca de 60 km/h. Este é um belo limitador para um iniciante, por isso você não fica tentado a andar em rodovias ou estradas rápidas na cidade enquanto ainda está aprendendo. As scooters baratas também não oferecem o conforto ou a estética das opções mais caras, mas ajudarão você a decidir se é uma boa scooter sem gastar uma pequena fortuna. Scooters baratos enchem o mercado usado e podem ser encontrados em classificados ou através de um revendedor local. Verifique o mercado especialmente na primavera, quando as pessoas começam a limpar suas garagens e começam a sair de casa com suas scooters e motos.

Licenciamento, habilitação e segurança de uma scooter

Você não pode pilotar uma scooter de 50 cc sem obter uma carteira. Além de uma carteira para motos, você precisará adquirir um capacete certificado pelo INMETRO. Você vai querer proteger sua cabeça para estar de acordo com a lei e evitar acidentes graver.

Você também deve comprar luvas de couro boas para a pilotagem. As luvas ajudarão você a segurar melhor o guidão das scooters e a proteger um pouco as mãos se você as limpar.

Armado com seu capacete, luvas de pilotagem um par de botas de couro que você provavelmente já tem ao redor da casa, você estará pronto para montar na sua scooter com segurança.

Qual a melhor scooter em custo benefício?

Essa é uma pergunta complicada de responder. As scooters tiveram uma explosão em popularidade e modelos nos últimos anos. Elas vão desde modelos básicos, de baixa cilindrada, até modelos estradeiros, com cilindradas de dar inveja em muita moto normal e prontas para fazer longas viagens. Os melhores modelos começam na faixa de cilindrada de 250 cc. Scooters de mais de 600 cc existem, mas podem não ser ideais para seu propósito. O ideal é encontrar primeiro o uso para sua scooter (andar na cidade, passeios, viagens, etc) e a partir daí, decidir por uma scooter.

Modelos até 250 cc são ideais para uso no dia a dia, com baixo consumo e baixos custos de manutenção.

Modelos de 250 cc até 400 cc são ideais para passeios e visitas a cidades perto que tenham estradas pavimentadas.

Modelos a partir de 400 cc são ideais para viagens mais longas para cidades que tenham estradas asfaltadas até elas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar a escolher uma scooter!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário