Qual a vida útil de um pneu?
Pneus de boa qualidade tem uma quilometragem de vida útil esperada de 60.000 quilômetros. Porém, a vida útil de um pneu do pneu depende de tantos fatores que é impossível definir um valor exato. Mas um proprietário pode ter uma ideia geral de quilometragem do veículo, de acordo com alguns critérios..
Quantos anos dura um pneu? Características que influenciam a vida útil do pneu
Entre os fatores estão a qualidade do pneu, se ele é radial ou diagonal, se é um pneu para um terreno e clima específico (verão, inverno, chuva, etc), o tipo de veículo onde o pneu está montado e como o veículo é conduzido. Os pneus de asfalto, por exemplo, podem ter uma aderência excelente em vias secas, mas eles tendem a desgastar mais rápido do que os pneus com menor aderência e mais equilíbrio. Se você dirigir o seu veículo em alta velocidade e com frenagens sem controle, também vai desgastar os pneus mais rapidamente.
Leia também
- Pneu gastando de um lado só! O que pode ser?
- O Pneu X é bom? Como saber a qualidade antes de comprar?
Vida útil de pneu: balanceamento, alinhamento, e pressão dos pneus
Dirigir por longos períodos com pneus com baixa pressão reduz a sua vida útil, assim como conduzir um veículo cujas rodas estão desalinhadas ou desbalanceadas. Se você nunca ou raramente faz um rodízio de pneus, isso também pode acelerar o desgaste, especialmente nos pneus montados na frente em um veículo de tração dianteira. Eles não só carregam a maior parte do peso do veículo, mas também carregam a maior parte da carga na frenagem, curvas, entre outros fatores. Junte isso com um veículo desbalanceado e desalinhado, e você terá uma fórmula pronta para o desastre.
Vida útil de um pneu de carro
Embora nós esperemos pelo menos 60.000 km de pneus originais, a realidade pode ser completamente diferente dependendo da marca, manutenção, e cuidados com a direção do veículo. Em muitos veículos, a troca pode ser necessária na metade desse tempo, principalmente que dirige em condições mais extremas, tais como chuva, estradas de terra, entre outras. Mesmo quando uma fabricante garante uma quilometragem X ou Y para um pneu, quase sempre essa quilometragem não será cumprida.
Vida útil de pneu de moto
Um pneu de moto feito para asfalto tem uma vida útil média de até 15.000 km, quando é de boa qualidade. Existem fabricantes que desenvolveram pneus de alta performance que, supostamente, chegam a 25.000 km. Mas como já sabemos, não se pode confiar demais nas fabricantes. Pneus para uso em estrada de terra e asfalto tem vida útil média de 10.000 km. Os mesmos princípios de manutenção e preservação dos pneus que valem para motoristas de carro também valem para motoristas de moto.
Vida útil de pneu de caminhão em km
Além de todos os critérios acima destacados, um pneu de caminhão ainda tem o fator carga variável, temperatura,tipos de rodovia onde o caminhão roda, quantidade de eixos do caminhão, quantidade de rodas, etc. Espera-se uma vida útil de, pelo menos, 60.000 km de um bom pneu para caminhão, lembrando que ele pode ser recapeado a um custo mais acessível (geralmente) do que comprar um pneu novo. Pneus de boa qualidade podem chegar a 80.000 km, mas vale lembrar que são muitas variáveis para chegar-se a esse valor. Uma média de 60.000 km é razoável para uma estimativa.
Dicas sobre a vida útil de um pneu
Você não tem que gastar muito em pneus, mas não compre automaticamente os mais baratos. Pneus são a única parte do seu veículo que estarão em contato com o chão, e para se certificar de que eles estão cumprindo bem a tarefa, é necessário um bom uso. Escolha pneus que tenham boas avaliações em testes, e tenha em mente que os pneus de asfalto e com classificações para alta velocidade podem não durar muito tempo. Uma combinação equilibrada de tração em piso molhado, conforto de condução, baixos níveis de ruído, e um composto com um trançado de qualidade, provavelmente serão a sua melhor aposta.
Quantos km duram os seus pneus? Como você faz para prolongar a vida útil dos seus pneus?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Pneu radial ou convencional! Sua moto usa o correto?
Trocou pneus do carro? Veja o que fazer alguns dias depois!
O que fazer com seu pneu usado? Vale alguma coisa?
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?