Quanto custa para arrumar o freio de mão?
A resposta curta é que o custo de reparo do freio de mão pode variar de 30% do salário mínimo a até mais de 2 salários mínimos. A faixa de preço varia pelo custo do trabalho, quais peças estão com problema, e o modelo do veículo.
O freio de mão, também conhecido como freio de emergência, é usado para manter o veículo em uma posição estacionária quando estacionado, então o carro não desliza nem sai do lugar.
Quando consertar o freio de mão?
Semelhante a qualquer sistema mecânico, o freio de emergência pode precisar de reparo se eles foram danificados por desgaste. No entanto, você pode não precisar repará-lo a menos que seu veículo tenha dez anos ou tenha bem mais de 200 mil quilômetros.
Leia também
Não é muito comum procurar os custos de reparo do freio de emergência, uma vez que não precisam de reparo com muita frequência.
O sistema de freio de emergência é feito para lidar com uma tremenda quantidade de tensão. No entanto, dependendo dos hábitos de condução, o ambiente que você está dirigindo, o cabo de freio de emergência pode esticar. Como resultado, o cabo pode ser ajustado ou substituído para fazer seu trabalho eficientemente.
Antes de falar sobre os custos da reparação do freio de emergência, é crucial entender como funciona o sistema de freio de emergência, quais são os sintomas de péssimos freios de emergência? É possível consertar o freio de emergência por conta própria? E quanto custará se você consertar seu sistema de freio de emergência em uma oficina de automóveis ou uma concessionária?
Como funciona o cabo do freio de mão?
O freio de emergência, freio de mão, ou o que às vezes é chamado de “freio de estacionamento” não é os freios primários que você toca com o pé. Pelo que o nome está indicando, é um freio “de emergência”. Em outras palavras, é um sistema hidráulico que é usado apenas para parar o seu veículo se os freios primários tiverem alguns problemas.
Além de parar seu veículo em emergências, o freio de emergência é responsável por manter seu carro na mesma posição quando estacionado, então o carro não escorrega ou se inclina.
Dito isto, os freios de emergência têm um trabalho significativo quando se trata de sua segurança. É totalmente inseguro dirigir um veículo de freio de emergência defeituoso.
O sistema de freio de emergência consiste no cabo principal que está conectado a duas rodas em seu veículo, geralmente as rodas traseiras.
Existem dois tipos comuns de sistemas de freio de mão: uma alavanca de operação de mão ou um pedal de operação de pé.
Sintomas de problemas no freio de mão
Como mencionamos anteriormente, não devemos dirigir seu veículo se tiver problemas com o sistema de freio de mão. A questão é como saber que você tem um problema com o seu freio de emergência?
Existem sintomas comuns que você precisa prestar atenção quando você está usando suas pausas de emergência, ou quando você está testando, incluindo:
1. O freio de estacionamento não está segurando o veículo no lugar
O principal trabalho do freio de emergência é garantir que seu veículo não se mova quando estacionado.
Se você acha que o freio de estacionamento não está fazendo seu trabalho ou o carro está se movendo quando estacionado, esta é uma indicação clara de um sistema de freio de emergência defeituoso. Você precisa parar de dirigir o veículo e marcá-lo como fora do serviço imediatamente.
Este sintoma pode ser mais aparente quando você estiver estacionado na superfície inclinada.
2. O freio de estacionamento não está funcionando
Se você tentou envolver o freio de estacionamento e não vê nenhum resultado, isso indica que há uma questão significativa em seu sistema de freio de emergência. Mais uma vez, você deve obter o freio de emergência funcionando bem antes de dirigir este veículo.
3. A luz do freio de mão está acesa
É um excelente hábito para ficar de olho em qualquer luz de aviso no conselho do seu veículo, se está relacionado a freios de emergência, motor ou qualquer outra parte do carro.
Essas luzes de aviso são destinadas a dar-lhe um “aviso” que há algo errado acontecendo com o seu veículo. É melhor cuidar dos avisos prontamente para sua segurança e evitar futuros custos de alta reparação.
Semelhante a qualquer outro aviso, a luz de advertência do freio de estacionamento é uma indicação clara de um problema em seu freio de estacionamento de emergência. Você precisa consertá-lo imediatamente.
Embora estes são os sintomas mais comuns do sistema de freio de emergência defeituoso, outros sinais podem dar-lhe bandeiras vermelhas sobre a funcionalidade do seu sistema de freio de emergência, incluindo:
4. Parece muito fácil ou muito difícil aplicar os freios de mão
5. Os freios de estacionamento estavam segurando apenas uma roda quando supostamente tem que segurar pelo menos duas.
6. O freio de mão está segurando o veículo apenas em superfícies planas, mas não em superfícies inclinadas
7. Há ruído proveniente do sistema de freio de emergência ao engajá-lo.
Posso dirigir o carro com o freio de mão defeituoso?
O trabalho do freio de emergência tem a ver com sua segurança. Embora não impeça que o veículo funcione, ele pode ameaçar significativamente sua vida.
Imagine se você tivesse um problema repentino em seus freios primários ao acelerar em uma rodovia. Se você não tiver o freio de emergência funcionando corretamente, você arriscará sua vida para se envolver em acidentes significativos.
Portanto, se você souber com certeza de que tem um problema em seu freio de emergência, você tem que parar de dirigir este veículo e solicitar um reparo imediatamente. Se você tentar consertar o problema em seu freio de emergência, certifique-se de usar uma peça resistente de material para manter o veículo no lugar. Este material pode ser um simples pedaço de bloco ou madeira.
Quantas vezes devo trocar meu freio de mão?
Normalmente, você não precisa se preocupar em mudar o freio de emergência do seu veículo, pois é feito com material excelente para ajudá-lo, faz seu trabalho apropriadamente.
No entanto, ao longo do tempo e como qualquer sistema mecânico, rasgo e desgaste podem esticar o cabo principal do freio no sistema de freio de emergência.
Além disso, em alguns ambientes agressivos, talvez seja necessário substituir o cabo de freio de emergência com mais frequência. Por exemplo, se você está dirigindo em um clima frio onde você dirige muito em ruas geladas cheias de sal, você pode precisar substituir os freios de emergência com mais frequência. O sal nas estradas pode prender a lágrima e usar e pode ajudar a ferir o sistema de freio de emergência mais rápido.
A maioria dos veículos não precisará substituir o cabo de freio de emergência. Veículos 10 anos ou mais ou com 200.000 quilômetros começarão a precisar substituir o cabo de emergência.
Quanto custa consertar o freio de mão?
Para precificar qualquer reparo mecânico no mundo automobilístico, o custo é dividido em custos de peças e custos de mão-de-obra.
O reparo do freio de emergência é uma das manutenções que você pode fazer por conta própria para economizar toneladas de dinheiro em custos de mão-de-obra.
Em geral, o preço do cabo de freio de mão é relativamente barato. Ele varia de 10% do salário mínimo a mais de 1 salário mínimo para as partes apenas;
O maior custo de reparo de freio de mão é o custo do trabalho. O reparo em si pode custar de 30% do salário mínimo a mais de 2 salários mínimos.
Além disso, o preço da substituição do seu cabo de freio de mão pode variar de acordo com o carro, modelo e ano.
Normalmente, a substituição do cabo de freio de mão pode ser associada a outras substituições. Por exemplo, você pode precisar substituir as pastilhas de freio, o que pode te ajudar a poupar dinheiro no reparo.
Portanto, se você quiser obter o cabo de freio de emergência substituído, considere apenas que a única coisa que você precisa ser cuidadoso é o custo do trabalho. Se você tiver alguma experiência mecânica, recomenda-se que você substitua por conta própria. No entanto, se você não tiver nenhum conhecimento mecânico, talvez seja necessário consertá-lo em uma loja automática local, não em uma concessionária, para economizar em custos de mão-de-obra.
Cuidado com o seu freio de mão!
O sistema de freio de mão não é parte dos freios primários que você toca com o pé para parar o veículo. É um primeiro freio projetado para manter o carro no lugar quando estacionado ou para parar seu veículo se os freios primários tiverem problemas.
Não é muito comum reparar os freios de emergência do seu veículo; No entanto, se o seu carro tem dez anos ou mais ou tiver mais de 200.000 quilômetros rodados, pode ser a hora de consertá-lo.
Ao reparar os freios de emergência, é principalmente o cabo de freio de emergência necessário para ser substituído devido ao desgaste.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Posso substituir o freio a tambor por freio a disco?
Luz de freio não acende, como diagnosticar e consertar?
Quanto custa a troca de freio?
É errado usar o freio de mão como auxílio ao arrancar nas subidas?