Quanto custa a troca de freio?
Os freios do seu carro têm um trabalho difícil, especialmente as pastilhas de freio. Se você não consegue se lembrar da última vez que você mudou, as chances são, você é devido. Mas quanto dinheiro você precisa para reservar algumas novas almofadas brilhantes, e quanto deve esse custo de substituição de pastilha de freio?
Há muitas variáveis para considerar com base no tamanho, desempenho e idade do seu veículo. Há também uma ampla gama de opções de preços para as almofadas de freio – embora tentando economizar dinheiro nas pastilhas agora poderia significar gastar mais em substituí-las mais tarde.
Leia também
Aqui estão três fatores a serem considerados quando se trata de determinar o custo de reposição da pastilha de freio:
É hora de uma troca?
Quanto você deve estar preparado para gastar?
Como você pode reduzir os custos de manutenção futuros?
Quando trocar o freio?
Esta é a primeira (e mais óbvia) pergunta que você precisa se perguntar: Suas pastilhas de freio precisam ser alteradas?
Analisamos por quanto tempo as pastilhas de freio devem durar, e o consenso geral é entre 24.000 a 100.000 km. Se você mora em uma área montanhosa, ou reboca regularmente reboques pesados, provavelmente precisará alterar suas almofadas com mais frequência do que uma via de viagens em uma configuração mais plana.
Diferentes empresas de pastilhas usam diferentes métodos de construção também, o que também tem um grande impacto na vida da pastilha. A melhor maneira de saber se é hora de um novo conjunto? Verifique suas pastilhas de freio com um medidor da espessura prático, ou peça um mecânico para fazer isso para você.
Quanto custa a troca de freio?
Como a maioria dos trabalhos de manutenção automática menor, o custo da substituição da pastilha de freio pode variar graças a dois fatores principais: qualidade da peça e mão-de-obra.
Felizmente, substituir as pastilhas de freio do seu carro é um procedimento bastante direto. A maioria das lojas pode fazer isso rapidamente, então você está olhando em torno de 10% a 20% do salário mínimo da mão de obra, dependendo de se você está fazendo os dois eixos, o modelo do veículo, a fabricante, e o ano.
Alternativamente, como a substituição de pastilhas de freio não requer muitas ferramentas especializadas, você também pode enfrentar o trabalho em casa. Não só economiza dinheiro, é uma ótima maneira de aprender mais sobre o seu veículo.
O outro grande fator é a qualidade das pastilhas de freio. Comprar pastilhas de freio mais baratas pode economizar algum dinheiro no caixa, mas elas vão desgastar mais rápido, exigindo substituições mais frequentes. Elas podem oferecer uma garantia vitalícia também, com “substituições gratuitas”, mas isso tende a ser apenas uma tática de vendas usada para ganchar as pessoas.
Comprar peças de maior qualidade por conta própria pode economizar muito dinheiro na estrada. Mesmo que você esteja tendo um mecânico que substitua suas pastilhas de freio, fornecendo as suas pastilhas você quer pode economizar dinheiro também. O maior custo adicional de compras de compras de pastilhas de freio premium pode se traduzir para uma vida mais longa para seus novos freios – especialmente se eles são galvanizados.
Outros fatores a considerar: muitas vezes recomenda substituir seus rotores junto com suas pastilhas de freio, ambos para economizar nos custos trabalhistas e por razões de segurança que podem resultar de colocar novos blocos em rotores desgastados. Isto é onde ter um mecânico confiável dar uma olhada em seus freios é útil.
O custo total, com as peças, gira entre 30% do salário mínimo a até 2 salários mínimos, quando você precisa trocar os rotores além das pastilhas.
De qualquer forma, recomendamos chamar algumas oficinas mecânicas diferentes para as cotações para garantir que você recebe o melhor negócio possível e, se você planeja substituir suas almofadas de freio ou não, optando por almofadas de alta qualidade para garantir que você está recebendo o mais longo possível vida útil dos seus freios.
O que influencia o preço da troca de freios?
Vamos aos elementos que podem influenciar o quanto você gasta na troca de freios de um veículo:
1. Fazer em casa ou pagar um profissional
Não precisamos dizer que você economizará dinheiro substituindo os freios a si mesmo. Os freios são uma parte crítica do seu veículo, porém, o pagamento do trabalho adicional pode ser necessário para mantê-lo na estrada seguro.
2. Que tipo de veículo você está dirigindo?
Pastilhas de freio para, digamos, uma picape custará muito mais para substituir do que as pastilhas de freio para um carro popular. Quanto maior e mais pesado o veículo, maior o custo. É apenas parte da equação.
3. Que marca de veículo você está dirigindo?
Normalmente, todos os tipos de peças de reposição para europeus de luxo fazem o preço mais caro, e custarão mais que suas contrapartes de veículos populares. O mesmo vale para muitos veículos japoneses também. Além disso, tenha em mente que as taxas de trabalho em oficinas também podem variar com a marca. Isso ocorre porque pode levar um técnico por mais tempo em uma marca do que outra para fazer o trabalho.
4. Qual marca de pastilhas de freio você quer pegar e que material?
A qualidade e custo das pastilhas de freio de aftermarket podem variar muito. O atrito das pastilhas de freio é composto de materiais orgânicos, semi-metálicos ou cerâmicos, que possuem diferentes propriedades de desempenho e diferentes pontos de preço.
Pastilhas de freio de marcas premium de um fabricante como Brembo, Akebono ou Wagner será de maior preço. As pastilhas de pós-venda de marca de loja são geralmente mais baixas no preço, e as pastilhas de equipamentos originais do fabricante do seu veículo são sobre a opção mais cara de todas.
5. Que tipo de condução você faz?
Se você gosta de empurrar seu veículo para seus limites e precisa de um sistema de frenagem de estilo de desempenho, você vai pagar mais. Altas demandas significam um preço maior.
Quanto você pagou na sua última troca de freio? Quanto está guardando para sua próxima troca?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quanto custa para arrumar o freio de mão?
O que é freio motor?
Qual a melhor marca de pastilha de freio? Como escolher?
Pastilhas e discos de freio são novos e estão com ruído, o que fazer?