Quanto custa um carro?

Em Automóveis e veículos por Alex Benfica

O título deste artigo é uma pergunta feita por várias pessoas que querem comprar um carro, seja novo ou usado. O que se precisa entender é que a resposta a esta pergunta não deve ser dada apenas em relação ao valor inicial pago no carro, mas sim levando-se em consideração todos os gastos necessários para se manter um carro.

Comprar um carro novo ou usado é sempre mais fácil do que mantê-lo. Isto pode parecer estranho, mas a longo prazo os gastos com um veículo chegam a representar uma parcela significativa do valor pago pelo automóvel.

Leia também

Portanto, quanto custa um carro? Esta resposta depende, entre outras coisas, de qual veículo exatamente estamos falando, mas para todos eles existem custos que precisam ser levados em consideração antes de pegar todas as economias e gastar em um carro ou fazer um financiamento a perder de vista.

Gastos para ter um carro

Gastos que você terá ao comprar um carro.

Seguro

IPVA

Combustível

Manutenção

Juros do financiamento

Estacionamento

Análise de custos de carros

Os custos de um carro vão muito além do valor de compra do veículo. Manutenção, estacionamento, combustível, impostos, são outros custos que tem que entrar no seu cálculo. (Foto: coveredcarinsurance.com)

Dos gastos listados acima, talvez você possa fiar livre dos dos últimos, mas os 4 primeiros passarão a fazer parte de sua vida enquanto estiver motorizado! Portanto, antes de realizar o sonho de ter um carro próprio, crie uma planilha e coloque na ponta do lápis quanto possivelmente terá que gastar com cada um destes itens. Seguro, IPVA e combustível pode ser facilmente calculado usando tabelas e a média de consumo do modelo do veículo a ser comprado. Os custos de manutenção podem ser obtidos conversando com mecânicos ou outras pessoas que já tiveram o mesmo veículo, ou aprendendo a escolher um carro com a melhor mecânica.

O que não pode é comprar o carro dos sonhos e depois ter que se desfazer do mesmo para pagar os custos que não foram inicialmente considerados! Bons cálculos e boa sorte ao comprar seu carro novo!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Deixe um comentário