O que é peito de aço do carro? Como escolher e instalar?
Você já olhou para um carro estacionado na rua ou muito em algum lugar e pensou: “Uau, dá uma sacada no peito de aço naquele carro”? Se você está confuso com essa pergunta, não fique, porque é claro, você nunca pensou nisso, e nem mais ninguém.
Primeiro de tudo, é porque os peitos de aço não estão instalados em todos os veículos. Segundo, está localizado na parte inferior de um veículo onde poucos pensam para olhar.
O peito de aço é um dos componentes mais discretos e subestimados de um veículo, e foi por isso que decidimos escrever uma postagem no blog sobre essa parte humilde do veículo.
Leia também
Peito de aço: o que é?
Um peito de aço, também conhecido como protetor de cárter (erroneamente, o que você verá abaixo), é uma placa de folha metálica especialmente formada que é montada no material rodante de um veículo, normalmente na extremidade frontal do veículo. O objetivo expresso do peito de aço é proteger o material rodante da abrasão e colisão com superfícies irregulares. Para esse fim, eles são muito duráveis e feitos de materiais resistentes à abrasão e podem receber muita punição.
Os peitos de aço não são comuns a todos os veículos por aí. Os carros projetados para uso da cidade, por exemplo, raramente vêm com peitos de aço porque, invariavelmente, dirigem em muito plano e até terreno, e geralmente têm folga suficiente para qualquer coisa que a cidade possa jogar neles.
Alguns carros com um perfil muito baixo, no entanto, como carros esportivos, podem ser equipados com um, pois são suscetíveis à abrasão ao passar de uma inclinação plana para uma inclinação repentina, o que pode acontecer mesmo na cidade.
Onde os peitos de aço são realmente úteis, no entanto, estão no mundo da aventura e da direção off-road. Veículos como o Jeep Wrangler, ou talvez um Ram 1500, Ford F-150 ou outro veículo que é favorecido para dirigir off-road, dirigir em trilhas e muito mais, provavelmente tem peitos de aço se tenham uma boa distância ao solo ou não. Isso ocorre porque é impossível prever mudanças no terreno off-road, especialmente quando tentam desviar de rochas e outras imperfeições na estrada.
Aerodinâmica do protetor de cárter com peito de aço
Mais uma função adicionada e benefício de adicionar um peito de aço a um carro é o potencial para melhorar as qualidades aerodinâmicas de um veículo. Um peito de aço pode trabalhar para reduzir ativamente a turbulência e permitir que o ar passe mais suavemente pela parte inferior do veículo. Isso é muito em seu benefício quando você está dirigindo em velocidade ou deseja uma experiência mais confortável dirigindo na estrada, por exemplo.
De que são feitos peitos de aço?
Dada a sua função, as peitos de aço devem ser feitas de materiais resistentes à abrasão, e são. Os dois metais mais comuns usados em peitos de aço são de bom aço robusto, além de alumínio mais contemporâneo e leve. Os peitos de aço feitas de alumínio geralmente são um pouco mais baratas e não adicionam muito peso ao seu veículo, mas o outro lado disso é que você paga um prêmio em força. As placas de alumínio nunca serão tão pesadas quanto as placas de aço.
Você paga mais por placas de aço, mas é o único material que serve quando você estiver falando sobre proteção de serviço pesado para o material rodante do seu veículo. Às vezes, as placas de alumínio podem agarrar a superfície em que estão derramando devido à sua estrutura leve. O aço é mais forte e derrubará as coisas com mais facilidade e com menos chance de desgaste indevido.
Outros materiais utilizados para peitos de aço incluem plástico rígido e fibra de carbono, que oferecem força enquanto são ainda mais leves que o alumínio.
Peitos de aço vs. Protetor de cárter – Existe uma diferença?
Você pode ter sido levado a acreditar que um protetor de cárter da barriga era basicamente apenas mais uma palavra para peitos de aço, mas esse não é o caso. Os dois componentes têm certos recursos em comum. Ambos estão encaixados na parte inferior do veículo e ambos servem como coberturas protetoras para o material rodante, mas são diferentes em sua maquiagem e função precisa.
Um protetor de cárter é montada na parte inferior de um carro principalmente para proteger contra possíveis danos causados por detritos da estrada, lascas de rocha e outros materiais desses causam danos à medida que são arremessados sobre o local à medida que os carros andam por cima das estradas.
Você se encaixa em uma barriga na parte inferior do carro pelo mesmo motivo em que pode revestir a parte frontal do seu carro com filme de proteção de tinta. Ele fornece uma barreira física de tipos comuns de detritos que voam na estrada.
Os peitos de aço são mais fortes e prontos para sofrer mais abusos e danos pesados do que as panelas de barriga, porque são criados para proteger o veículo quando ele pode realmente fazer contato físico com o chão.
Peito de aço: quanto custa?
Os peitos de aço são variadas e numerosas no cenário de peças de reposição, e os preços que você pode pagar também são tão variados. Os peitos de aço podem variar entre 5% a 50% do salário mínimo, dependendo do tamanho, material, força e marca. Esse é o custo do componente, mas se você também tiver o peito de aço montada por um profissional, também está olhando para cerca de 5% a 10% do salário mínimo em custos de mão-de-obra.
A boa notícia é que é relativamente fácil instalar um peito de aço, com a maioria com apenas um punhado de parafusos. Isso também mantém os custos de mão-de-obra baixos e não é uma tarefa demorada.
As placas de de aço no carro são legais?
Os peitos de aço são tecnicamente legais, mas podem não ser totalmente seguras para veículos de rua ou veículos de corrida, que abordaremos com mais detalhes na seção Prós e Contras. Em suma, no entanto, há algo a ser dito sobre procedimentos de emergência envolvendo um motor quando as placas de aço estão envolvidas.
Como instalar peitos de aço?
Os peitos de aço são relativamente simples de instalar e geralmente cabem no lugar com apenas 4 ou mais parafusos. As montagens que você precisa já estão lá na maioria dos casos, e tudo o que você precisa é de uma chave catraca, algumas chave soquete e uma martelo para fazer o trabalho.
Prós e contras de peitos de aço – eles valem a pena?
Para encerrar nosso blog em peitos de aço, vamos considerar os prós e contras desses componentes.
Prós:
Proteção para componentes críticos expostos no material rodante, especialmente de lombadas e terrenos irregulares
Proteção para componentes críticos em terrenos off-road
Requisitos de serviço mais baixos para essas peças devido à proteção adicional
Aerodinâmica aprimorada em veículos com piso plano
Contras:
Tem que ser removido ao atender ao material rodante, o que é irritante
Reduz a segurança, pois impede que o motor caia em um acidente grave, levando a um motor perigoso que possivelmente cai na cabine de passageiros, em vez de atrás do veículo
No final, não se pode negar que, se você dirigir um carro caro que é exposto regularmente às ameaças do terreno abaixo dele – seja o que for -, uma camada extra de “armadura” é sempre benéfica.
Os perigos apresentados acima devem ser levados a sério, no entanto, e os motoristas devem considerar as implicações com cuidado, talvez apenas usando os peitos de aço em momentos em que sabem que são úteis, e não apenas deixando-os lá permanentemente.
O que acham dos peitos de aço? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Papel para juntas de alta temperatura, o que é?
Como tirar barulho do painel?
Qual a melhor marca de pastilha de freio? Como escolher?