O que é unidade de torque? O que faz em um carro?
O torque é uma força de torção que fala com a força de rotação do motor e mede quanto dessa força de torção está disponível quando um motor se exerce.
O torque está presente nos acontecimentos cotidianos, como operar uma maçaneta, abrir uma garrafa de refrigerante, usar uma chave inglesa ou pedalar uma bicicleta. É o torque que está fazendo o trabalho!
Vamos dividir ainda mais. Imagine que você está apertando um parafuso, usando uma chave inglesa. Você aplicará uma certa força ao final da chave, que é transferida para o parafuso na outra extremidade. Isso aplica torque ou força de torção ao parafuso.
Leia também
Unidade de torque
Enquanto a potência é simplesmente medida em potência, o torque normalmente é medido em libras-pés (lb-pé) ou Newton metro (Nm).
Eis como isso funciona: se continuarmos com o nosso exemplo de chave inglesa e você imaginar que está usando uma chave inglesa específica de um pé para apertar um parafuso. A aplicação de uma libra de força no final dessa chave inglesa de um pé exerce um torque de 1 libra por pé no parafuso. Mais torque pode ser aplicado adicionando mais peso ou usando uma chave mais longa.
As porcas de engate que prendem as rodas ao seu carro geralmente precisam ser apertadas com torque de aproximadamente 100 lb-pé – o que significa que o operador deve aplicar 100 libras de força no final de uma chave inglesa de um pé.
Conversões podem ser feitas de libra-pé para Newton metro com facilidade.
Na conversão de lb-pé para Nm, basta dividir o valor por 0,73756. Na conversão de Nm para lb-pé, basta multiplicar o valor por 0,73756.
Definição de torque em um veículo
Todos os motores, sejam a gasolina ou híbridos, geram uma certa quantidade de potência e torque. Os dois estão relacionados um ao outro, e ambos expressam a saída do mecanismo de maneiras diferentes. O torque é usado até no cálculo da potência de um motor. Tanto a potência quanto o torque são medidos para dar aos compradores uma sensação do desempenho que eles podem esperar de seu veículo.
Os motores dos carros e picapes convencionais geralmente geram 100 a 400 lb-pé de torque. Esse torque é criado pelos pistões dentro de um motor, que retrocedem para cima e para baixo no eixo de manivela do motor, fazendo com que ele gire (ou gire) continuamente. Esse torque é então transferido para as rodas do veículo através da transmissão e do sistema de transmissão.
A saída de torque é o resultado de muitas variáveis, incluindo o tamanho do motor e como ele foi projetado para operar.
Em termos simples, quanto mais torque um motor tiver, mais adequado será para o trabalho árduo, como rebocar, transportar ou subir subidas íngremes. É por isso que o torque geralmente é a figura de maior importância ao mover algo grande e pesado, como uma picape com um reboque acoplado.
Torque e potência no veículo
Cavalos-força (hp) ou potênca e torque são diferentes meios de expressar o desempenho do motor de um veículo.
Cavalos-força transmitem a capacidade geral do motor em todas as condições. Por outro lado, a saída de torque transmite a saída de pico disponível a partir desse mecanismo, em um momento específico em que está fazendo o trabalho mais difícil.
Para ilustrar, vamos imaginar que você está comprando um novo sistema estéreo. Você pode considerar a intensidade do som do estéreo. O volume máximo de audição possível para uma reprodução sustentada é como a potência de um motor: uma boa indicação de quanta energia esse aparelho de som possui.
Agora, considere os graves do aparelho de som. O baixo faz parte da experiência de audição que atinge o volume máximo (potência), embora seja mais provável que o baixo seja avaliado por seu nível de pico de “soco”, criado por um breve momento.
Dessa forma, a potência é como o volume de um aparelho de som e o torque é como o baixo: vale a pena conhecer os dois atributos e, para certos tipos de música (ou veículos), um pode ser mais importante que o outro.
Principais diferenças entre hp ou potência e torque
A potência fornece uma medida do desempenho geral do motor. O torque fornece uma medição simples da força máxima de torção que o motor pode gerar, quando trabalhado duro. É por isso que as picapes possuem motores de alto torque que geram mais torque que um carro pequeno.
Por exemplo, uma picape tradicional tem 381 cavalos de potência, apoiados por um poderoso torque de 401 lb-pé. Esse alto nível de torque fornece aos motoristas muita capacidade para lidar com trabalhos desafiadores, como rebocar, transportar e subir subidas íngremes.
Por outro lado, um carro hatch vem com um motor com 168 cavalos de potência e torque de 151 lb-pé. Neste veículo, a alta produção de torque não é necessária e a economia de combustível é uma prioridade; portanto, a potência e o torque são definidos pelos engenheiros para equilibrar o desempenho agradável com a excelente eficiência de combustível.
Por fim, considere o carro híbrido, que usa um motor a gasolina aprimorado por um motor elétrico.
Os motores elétricos são superestrelas de torque, pois fornecem instantaneamente sua potência de torque total. Você verá a próxima vez que usar o liquidificador: no instante em que o liga, o motor elétrico aplica o torque máximo às lâminas rotativas, imediatamente e sem espera.
É esse mesmo torque instantâneo e potente que ajuda veículos híbridos a oferecer consumo de combustível reduzido e desempenho aprimorado.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como fazer outra chave para o seu carro?
Tabela de aperto de biela e mancal, entenda!
Motor K4M: características e ficha técnica
Manutenção de conversor de torque: quando é necessária? Preciso trocar?