O que é líquido de arrefecimento?
O líquido de arrefecimento, também chamado de água do motor, é um dos mais importantes componentes do seu veículo. Porém, esse líquido não tem só água. Seu uso incorreto, inclusive, é um dos maiores motivos de danos aos motores, o que pode resultar em reparos caros ou até acidentes, em casos extremos.
O que é liquido de arrefecimento?
O líquido de arrefecimento do motor é na verdade uma mistura de aditivos e água (a proporção pode variar de veículo para veículo). Também não é apenas para se refrescar; o líquido de arrefecimento do motor garante que a água no sistema de radiadores do seu veículo não congele no inverno ou ferva e evapore no verão.
Leia também
Uma mistura 50:50 de líquido de arrefecimento e água é mais comum, pois isso aumenta o ponto de ebulição da água para entre 240 ° C e 270 ° C e reduz o ponto de congelamento para cerca de -37 ° C. Mas não fique tentado a encher com líquido de arrefecimento puro, pois ele não terá as mesmas características.
Por que os carros precisam de fluído de arrefecimento?
Quase um terço da energia produzida pelo motor acaba como desperdício, através do escapamento ou como excesso de energia térmica. Esse excesso de energia térmica deve ser resfriado rapidamente para evitar o superaquecimento do motor e uma quebra subsequente.
O líquido de arrefecimento é bombeado através do sistema de arrefecimento do motor, onde a água absorve o excesso de energia térmica que é então transportada para o radiador. Através de um processo de troca de calor, o calor é removido e a água é resfriada antes de circular novamente o sistema.
Com o líquido de arrefecimento no sistema de resfriamento, a água não congela ou ferve sob temperaturas extremas – o que significa que o motor pode ser resfriado de forma eficaz em qualquer clima.
Quantas vezes o nível do liquido de arrefecimento precisa ser verificado?
O líquido de arrefecimento em si não vence, no entanto, os aditivos que impedem a corrosão do motor sim. Portanto, o líquido de arrefecimento deve ser alterado de acordo com as diretrizes recomendadas pelo fabricante, seguindo às instruções do manual do veículo
É sempre bom verificar se o seu nível de líquido de refrigeração está dentro das marcas mínimas / máximas no tanque de expansão do líquido de refrigeração. Isso pode ser feito facilmente enquanto você estiver sob o capô, verificando os níveis do líquido da arruela e do óleo do motor. Também pode ser fácil confundir refrigerante com líquido de lavagem, mas tenha cuidado, esses são dois lubrificantes muito diferentes.
Se o nível do líquido de refrigeração estiver abaixo da marca mínima, isso poderá indicar um vazamento, já que a maioria dos carros, vans e veículos comerciais modernos têm sistemas de refrigeração do motor selados. Nesse caso, você deve procurar aconselhamento de uma oficina profissional antes que ocorram problemas mais caros no motor.
Complete o nível e verifique depois de andar um pouco. Se baixar, é bom procurar por vazamentos com um bom mecânico.
Como completar o líquido de arrefecimento?
Se você decidir completar seu nível de água no radiador há algumas coisas em que pensar.
Primeiramente, certifique-se de substituir igual por igual, pois diferentes tipos de líquidos de arrefecimento não tendem a se misturar bem. Você também deve verificar novamente em seu manual qual é a tampa de preenchimento do líquido de arrefecimento; pode ser um erro caro colocar o líquido de arrefecimento no tanque do líquido de lavagem ou do óleo do motor, por isso, vale a pena garantir que você esteja no lugar certo.
Por fim, nunca remova a tampa de enchimento do líquido de arrefecimento enquanto o motor estiver quente; o líquido de arrefecimento fica muito quente e altas pressões do motor significam que liberar essa tampa quando o motor não estiver frio pode fazer com que o líquido de arrefecimento quente jorra do tanque e te queime.
Como escolher um líquido de arrefecimento?
As marcas de líquidos de arrefecimento oferecem linhas completas de líquido de arrefecimento pré-misturado e concentrado anticongelante, além de aditivos que devem ser misturados com água destilada na proporção recomendada pelo fabricante do seu veículo. Verifique se os líquidos que você escolheu foram aprovados por especialistas.
Visite a página da empresa que fabrica os líquidos de arrefecimento para veículos para saber mais sobre os produtos de alta qualidade para carros, vans e veículos comerciais maiores, como caminhões, caminhões pesados e ônibus.
Como vocês usam o líquido de arrefecimento? Quais dicas dariam para quem precisa aprender mais sobre o resfriamento do motor?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Vazamentos no carro! Como diagnosticá-los?
Você sabia que o radiador do seu veículo também precisa de manutenção?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!
Fumaça branca quando acelera, o que pode ser?