Rack de bagageiro de carro, quais os tipos?
A montagem de um conjunto de bagageiro no seu veículo é imensurável em versatilidade e praticidade. Eles são uma solução ideal para milhares de pessoas, incluindo famílias em férias, aventureiros ao ar livre, donos de empresas, fazendeiros, ciclistas e muito mais. Basicamente, um conjunto de bagageiro permite transportar mais coisas. Quer se trate de mais bagagem ou equipamento para bebés numa caixa, bicicletas, pranchas de surf ou escadas, um bagageiro pode aguentar o tranco. Mas isso não termina aí, e aquela cômoda que você está olhando? ou aquele velho colchão no galpão que você precisa levar para um parente? Há centenas de cenários cotidianos em que um bagageiro pode ser útil e pode negar a necessidade de contratar uma van ou incomodar um parente ou amigo que é dono de um imenso veículo imobiliário. Basicamente, um conjunto de bagageiro permite transportar mais, libertando espaço para si e para a sua família dentro do veículo. Mas quais os tipos disponíveis? Como escolher?
Leia também
- Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!
- Tipos de carroceria – Fotos e exemplos!
Quanto custa um bagageiro externo para automóvel?
Conjuntos de bagageiros começam em 25% do salário mínimo e os preços podem aumentar para até 2 ou mais salários mínimos. Um número de fatores afeta o custo, como material de construção, ou seja, aço ou alumínio, o tipo ou estilo de rack de teto e, claro, a marca. Os racks de teto de alumínio tendem a ser mais caros que o aço. As barras de bagageiro com um perfil aerodinâmico serão mais caras. Bagageiros com caixas podem também ter um valor a mais.
Quais tipos de bagageiros para veículos existem?
Você não pode apenas comprar o primeiro ou o mais barato rack de teto que você vê. Existem diferentes tipos de carros diferentes, diferentes modelos de bagageiros e encaixes para seu veículo. Existem 4 tipos principais de bagageiros e diferem na forma como se ligam ao carro. Carros diferentes usam métodos diferentes de fixação.
Barras para carros com barras elevadas
Os trilhos do teto elevado correm da frente para a parte de trás do teto do veículo. Estes trilhos levantados são montados pelo fabricante do carro e muitas vezes são fornecidos como uma opção ou vêm como equipamento padrão em alguns modelos. Eles são conhecidos como trilhos de teto “elevados” à medida que são levantados do teto do carro com uma abertura clara entre o teto e o trilho, ao contrário dos trilhos de teto “sólidos”, que serão abordados a seguir.
Barras de bagageiro maciças
O rack sólido é uma versão mais moderna do trilho elevado. Eles tendem a ser encontrados em carros a partir de 2006 em diante e estão nivelados com o teto do carro, ou seja, não há espaço entre o teto e o trilho.
Barras com pontos de fixação
Os pontos de fixação podem ser encontrados em qualquer carroceria, seja no teto, nos vidros, etc. Um ponto de fixação é um ponto designado no teto de um carro ou dentro do batente da porta, projetado especificamente para a montagem de um rack no teto. Normalmente haverá 4 deles e eles geralmente ficam escondidos sob uma pequena tampa de plástico ou tampa no teto. Há vários designs diferentes de ‘ponto de correção’ e, em alguns casos, o ponto de montagem real pode ser muito difícil de encontrar.
Barras sem pontos de fixação
Se o seu carro não tiver qualquer das características mencionadas acima, então será necessário um rack específico. Este tipo de suporte usa como fixação os batentes da porta do carro
Posso instalar o rack de bagageiro sozinho?
A instalação de barras é um trabalho simples. Um segundo par de mãos tornará muito mais fácil a montagem das barras e limitará a possibilidade de riscar ou danificar qualquer coisa durante o processo de instalação.
Leia as instruções com cuidado para a instalação. Todas as instruções do rack de teto contêm informações essenciais sobre configurações de torque e posições de montagem, por isso é vital ler as instruções cuidadosamente.
Certifique-se de que o teto do seu carro esteja limpo, especialmente se estiver encaixando um suporte de teto estilo batente de porta. A areia ou a sujeira presa entre os pontos de montagem/suporte pode riscar sua pintura para garantir que o telhado esteja limpo antes da montagem.
Uma pequena quantidade de graxa de cobre em todos os parafusos garantirá que a remoção do rack de teto no futuro fique livre de problemas
Apertar demais o seu bagageiro pode danificar o rack ou o carro novamente, preste atenção às instruções, observe as configurações de torque e não aperte demais.
Qual tipo de porta bagagem de teto escolher pro teto do seu veículo?
As barras de teto que você pode usar dependerão do tipo de teto que seu veículo possui. A maioria dos carros tem opções de rack de teto que são temporárias (podem ser removidas) e permanentes (não podem ser removidas após a instalação). Os tipos de teto dos veículos são:
Teto nu
Há um equívoco comum de que as tiras de plástico que correm de frente para trás no teto de muitos veículos modernos são uma calha de chuva que pode ser conectada. Para fins de rack, isso não é uma calha de chuva. No mundo dos racks, esse é um carro com teto nu. A solução de encaixe mais comum para esse tipo de teto é o encaixe de clipe. A segunda opção principal para os tetos nus é fazer uma instalação permanente personalizada – usando montagens de pontos fixos. Essas instalações são permanentes, oferecem maior flexibilidade no posicionamento do rack de teto, mas são mais caras do que sistemas de rack com encaixe de grampo. Leia sobre instalações personalizadas permanentes aqui.
Trilhos laterais
Muitos SUVs, speruas e crossovers são equipados com trilhos laterais instalados na fábrica que são executados de frente para trás no teto. Estes normalmente, embora não sempre, são fortes pontos de fixação projetados para suportar um sistema de bagageiro. Trilhos laterais levantados são elevados do telhado de tal forma que uma torre pode ser montada toda a volta. Existe uma grande variedade de tamanhos de trilhos elevados; nem todas as torres cabem em todos os trilhos laterais. Os trilhos laterais nivelados encostam diretamente no teto e normalmente tem um canal ou orifícios para encaixar as torres. Este estilo de trilho lateral é relativamente novo, mas se tornando mais difundido.
Trilha de Fábrica e Ponto Fixo
Há um número de carros que vêm do fabricante com pontos de montagem de rack de teto embutidos no telhado; e alguns vêm com faixas instaladas no telhado. Isso permite uma instalação rápida e simples de torres de base. Alguns exemplos de carros com pontos de montagem fixos incluem o Honda Element, muitos modelos Mazda e alguns sedans Subaru e BMW.
Calhas de chuva
As torres de tejadilho de calhas de chuva ligam-se às calhas de chuva expostas que eram padrão na maioria dos veículos durante os anos 80. Eles também podem ser encontrados em grandes veículos comerciais e certos Jeep / SUVs. Como já existem há décadas, as opções usadas são abundantes e acessíveis.
Dossel de caminhão e campistas
Veículos com dosséis ou topos campistas têm duas opções principais para a montagem de racks de teto. A primeira é a montagem artificial de suportes de calha de chuva, sendo estes instalados no lado da cobertura e permitem que uma torre seja anexada a ela. A segunda opção é uma pista personalizada ou instalação de ponto fixo na parte superior do velame. Essas instalações são complexas e não recomendamos que os clientes façam isso por conta própria. Essas configurações geralmente são permanentes, mas existem algumas opções removíveis para campistas.
Personalização de racks e instalações de ponto fixo
A maioria dos veículos pode ter pontos de montagem fixos ou faixas permanentemente instalados. Uma instalação personalizada de trilhos permitirá que você posicione seu rack de teto para máxima flexibilidade e uso. Essas instalações levam de 2 a 3 horas em uma oficina. Recomendamos que você faça uma instalação personalizada permanente, em vez de fazê-la em casa.
A partir da instalação do rack, aí é só escolher o tipo de bagageiro que você quer, se prefere usar uma grade para suportar sua bagagem, uma caixa, ou outro sistema.
Como você escolheu o rack para seu bagageiro? Quais tipos você conhece?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Qual a melhor marca de carros para família?
O que é um carro coupé?
Carro com teto solar vale a pena? Opinião!