Rastreamento veicular – ELM 327 OBD2 com Celular bluetooth
Fazer o diagnóstico de defeitos e problemas nos carros modernos exige a utilização de um sistema de rastreamento veicular. O mais comum é que o dono do carro visite uma oficina e pague um preço relativamente alto por um serviço que inclui apenas mão de obra e leva poucos minutos. Algumas oficinas até geram um relatório impresso e mais completo para valorizar ainda mais o serviço.
O que ainda não é amplamente divulgada é a possibilidade de você mesmo fazer o rastreamento do seu carro utilizando um smartphone comum. Ele precisa apenas ter bluetooth, que já é algo de série em praticamente todo celular lançado hoje em dia.
Leia também
Existem vários apps para fazer rastreamento veicular, mas o foco deste artigo são nas informações que podem ser obtidas com estes programas rastreadores mais simples. Utilizando o ELM 327, mostrado na foto abaixo, é possível analisar o comportamento de diversos sensores do veículo sem ter que pagar por um scanner profissional que custa caro. Tanto os scanners quanto os aplicativos que utiizam a porta OBD2 estão solicitando informações da central (centralina, como se costuma dizer) do carro. Nem todos os veículos são compatíveis com todos os aplicativos de celular, mas isto é preciso verificar no site de cada um. Em gera, os carros fabricados após o ano 2000 em diante já tem uma boa padronização destes protocolos de comunicação e já existem vários programas que permitem a comunicação com eles.
Cada veículo tem a porta OBD2 (On Board Diagnostic System) em um lugar diferente. É um conector como este mostrado na figura. Alguns carros tem o conector de rastreamento no compartimento do motor, outros o tem abaixo do porta luvas ou mesmo dentro. No vídeo ao fim deste artigo é possível ver que o conector OBD2 do Polo fica na parte inferior do painel, abaixo do volante.
O ELM 327 é vendido neste sites de produtos chineses com preços a partir de 5 dólares! É muito barato considerando a quantidade de informações que ele torna possível obter.
Basta ligar o ELM 327 nesta porta OBDII, configurar o software no celular e você já poderá ler várias informações de diversos sensores, muitas delas com o carro em movimento e com gráficos em tempo real (não deixe de ver o vídeo até o fim):
- velocidade
- carga calculada do motor
- leitura do sensor de oxigênio (sonda lâmbda)
- rotação do motor
- consumo médio e instantâneo de combustível
- ver e limpar os códigos de erro e apagar a luz da injeção
- memória DTC
- temperatura do líquido de arrefecimento
- status do sistema de injeção de combustível
- pressão absoluta do ar admitido
- temperatura do ar admitido
- tempos de ignição
- pressão de injeção do combustível
A lista tem apenas os parâmetros mais simples e comuns. Dependendo do veículo a lista é muito maior que esta e os dados lidos são muito mais detalhados, incluindo até mesmo informações como número de série de componentes do carro, quilometragem real e outras coisas do tipo. Além de ver todas estas informações, alguns apps permite exibir as informações em tempo real ou gravar as mesmas para montar gráficos e fazer análises posteriores.Vale a pena utilizar estes aplicativos para saber o que se passa em seu carro.
Inclusive, é possível mudar os hábitos de direção a partir dos gráficos exibidos. Ao andar com o app ligado e mostrando os gráficos na tela, você começa a perceber e entender melhor o funcionamento do carro, evitando comportamentos que levem a desgastes desnecessários ou elevado consumo de combustível. Quem gosta de carro e tecnologia fica realmente emocionado ao perceber que o carro é algo muito mais complexo e dinâmico do que se imagina.
Ver estes gráficos em tempo real ajuda a perceber o quão evoluída está a tecnologia embarcada nos veículos de hoje em dia e fica ainda mais fácil perceber o quanto nossa vida está dependente do correto funcionamento dos softwares que rodam em nossos carros. Há inclusive alguns vídeos que mostram a consequência de uma falha no sistema de direção elétrica de um veículo i30 que estava sendo testado pela imprensa especializada. Os carros hoje em dia são sistemas informatizados e isto não vai mudar. Isto é bom pois você pode configurá-lo, entender melhor como ele funciona e ver tudo que ele está fazendo enquanto você está dirigindo.
Se você tiver dúvidas sobre como fazer o rastreamento funcionar em seu carro, deixe um comentário neste artigo ou preferencialmente no vídeo acima. Para saber mais sobre o app utilizado, veja o texto sobre app para rastreamento OBD2 que mostra todo o funcionamento do OBD Car Doctor, utilizado no vídeo. Queremos que todos possam escanear seus próprios carros e chegar à oficina mecânica com informações mais precisas para ajudar no diagnóstico a ser feito pelo profissional de reparação automotiva!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
O que são os códigos OBD e OBD-II?
Scanner bluetooth para injeção eletrônica pelo celular! Ler códigos de erro!
Luz da injeção eletrônica não apaga, mesmo depois da manutenção! O que fazer?
Luz da injeção eletrônica acesa! O que fazer?
15 comentários para: “Rastreamento veicular – ELM 327 OBD2 com Celular bluetooth”
Welson
Boa tarde tenho renault clio 2001, e a luz da injeção não acende e ele não liga da para rastrealo via bluetooth.
Robson
Não consigo achar o conector de diagnóstico da central eletrônica.
Equipe Carro de Garagem
Robson,
Se você estiver procurando um modelo do ELM327, sugiro o AliExpress ou outras lojas da China que tem um preço bem em conta.
Alves
Isto e conversa fiada meu…
Alem de ver o defeito precisa Entender como funciona a injecão eletronica.
O que andianta você sabe que esta com febre mas não saber o que esta procando a febre?
William
Bom dia; meu primo tem uma pickupp 1.0 RUIYI. Pega normal acelera em ponto morto mas quando engata a marcha falha e não passa de 60km
Adolfo
Boa tarde como saber qual aparelho pode ser compativel e se funciona fiat strada 2002
Equipe Carro de Garagem
Adolfo, não sabemos.
Elvis
Adolfo eu comprei um HH OBD2 advanced ele funciona no Palio, Strada, Uno e Siena
Benny
Tenho um c4 pallas e comprei o obd2. Fazendo a conexão pelo app Torque, é feita a conexão Bluetooth, o celular encontra o scanner, ficam todos os ícones azuis mas não há a comunicação. O C4 Pallas aceita o scanner? Oq pode estar acontecendo?
Obrigafo
Equipe Carro de Garagem
Benny, já verificou no manual? Pode ser necessária uma atualização do aplicativo ou do próprio conector.
Diego Toneto Reis de Moura
Boa noite amigo… O aplicativo funcionou perfeitamente no meu C4 Pallas 2011 GLX., estou usando o Torque(lite), e o Scanner “XingLing” que comprei no EbaY…
Cláudio
As informações são todas em inglês, não tem como configurar para português?
Equipe Carro de Garagem
Claudio, tem como traduzir pro português sim. Tem fóruns onde eles explicam o passo a passo.
Evertonildo Maia
Bom dia,
Pluguei hoje meu dispositivo no meu HB20 e parece está funcionando muito bem. A pergunta é: Posso deixá-lo plugado ou não é uma boa prática fazer isso?
Equipe Carro de Garagem
Evertonildo, o ideal é conferir no manual. Cada carro tem condições diferentes.