Revisão do carro, quais itens verificar?
Possuir um veículo não é barato. Olhar além da etiqueta de preço de qualquer carro novo ou usado para o que é necessário para manter seu veículo operando com segurança pode fazer seus olhos saltarem.
Além do mais, o combustível tende a ser a despesa anual mais cara para os motoristas, com uma média que aumenta todo ano para um veículo compacto. Além disso, os custos de manutenção programada de rotina trocas de óleo, substituição de filtros de ar podem adicionar valores todos os anos. As estimativas mais comuns não incluem o custo de substituição de pneus velhos.
Leia também
- Como completar óleo do motor? Pode ser com marca diferente? E com o motor quente?
- Luz do óleo acesa ou piscando, o que pode ser?
O que nos leva a pensar em cuidar do seu veículo de forma consistente. Não é apenas necessário em relação às suas finanças, mas também à segurança. Alguns problemas de manutenção podem resultar em um acidente ou ferimentos se você decidir ignorá-los.
Reserve um tempo para se certificar de que essas 10 coisas em seu veículo sejam verificadas regularmente e em boas condições para evitar um potencial acidente ou reclamação:
O óleo na revisão do carro
O óleo em seu carro mantém tudo funcionando perfeitamente e seu carro não pode funcionar sem o nível certo de óleo. Você pode verificar o nível do óleo simplesmente puxando a vareta medidora de nível e ver onde está o nível do óleo. Observe a cor do óleo na vareta: é preto ou dourado? Se estiver preto, você deve levar seu carro para uma troca de óleo. Nessa nota, faça mudanças de óleo regularmente, conforme recomendado pelo fabricante do veículo ou mecânico.
A pressão do pneu na revisão de veículos
Um medidor de pressão de pneu é uma ferramenta acessível e fácil de usar que pode evitar um furo no pneu. Esteja ciente de que pneus que não estão cheios corretamente podem causar estouros enquanto você dirige e podem causar um acidente. Eles também podem deixá-lo preso na beira da estrada, especialmente se você não estiver inscrito em um programa de assistência rodoviária.
Além disso, o nível incorreto de inflação afeta a eficiência do combustível. É importante verificar a pressão dos pneus regularmente e estar ciente de que a pressão correta dos pneus pode mudar com base na temperatura externa. Verifique com o fabricante do pneu a pressão correta.
Revisão dos freios no carro
Não espere por aquele som estridente que indica que as pastilhas de freio estão ficando velhas. Ter seus freios verificados regularmente por um profissional mantém seu carro seguro e na estrada. Se há algo em seu veículo que você não quer dar por garantido, são os freios. E sempre é bom verificá-los antes de grandes viagens.
O fluido da direção hidráulica
Você já dirigiu um carro sem direção hidráulica? Não é divertido. Além disso, sem a quantidade correta de fluido, sua direção hidráulica pode falhar, tornando mais difícil controlar seu carro. Como o seu óleo, você pode verificar e reabastecer este sozinho, então crie o hábito. Aprenda também a diagnosticar os problemas na direção para poder resolver o problema o quanto antes.
Alinhamento da roda
O seu carro está desviando ligeiramente para a esquerda ou direita quando você dirige? Isso é um sinal claro de que você deve verificar o alinhamento das rodas do seu veículo. Ajustar o alinhamento das rodas do seu veículo garante que ele se dirija e reaja da maneira que você deseja quando precisar virar rapidamente.
Líquido de arrefecimento
Você precisará certificar-se de que possui líquido de arrefecimento suficiente no carro para garantir que ele funcione corretamente. As altas temperaturas são difíceis para o seu carro. No verso da moeda, o líquido de arrefecimento também é um fluido importante para verificar em seu carro. Manter seu carro funcionando sem problemas depende dos níveis certos dos fluidos de que necessita. Mas esteja avisado: você nunca deve adicionar líquido de arrefecimento a um motor quente. Espere até que o motor esfrie antes de tentar adicionar líquido de arrefecimento para evitar a possibilidade de queimar ou quebrar o bloco do motor.
Faixas de desgaste do pneu
Não é apenas a pressão dos pneus que importa. Seus pneus dependem da banda de rodagem para lhe dar tração na estrada, e isso é especialmente importante em condições escorregadias. Procure sinais de desgaste nos pneus – e também se há saliências ou protuberâncias estranhas que possam indicar um problema. Rasto baixo ou protuberâncias nos pneus podem causar escorregões ou rebentamentos na estrada.
Filtro de ar do carro
Um filtro de ar entupido vai custar caro em consumo de combustível e é ruim para o carro também. Custa muito pouco para verificá-lo e substituí-lo conforme necessário, portanto, torne-o parte regular da rotina de manutenção do seu carro. A maioria dos lugares irá verificar isso para você, gratuitamente, quando mudarem o seu óleo.
O fluido de transmissão
Se sua transmissão emperrar ou falhar, seu veículo não funcionará e isso resultará em um reparo caro. Uma falha de transmissão durante a condução não é algo que você queira experimentar. Certifique-se de que o fluido de transmissão esteja sempre no nível correto (muito pouco ou muito fluido pode resultar em problemas) e seja trocado periodicamente para garantir que seu carro possa mudar as marchas suavemente.
Em muitos veículos, você pode verificar o nível do fluido da transmissão retirando a vareta medidora de nível enquanto o motor está funcionando. Além do nível do fluido, verifique a cor; deve ser vermelho. Se estiver preto, isso indica que você pode precisar de uma descarga de transmissão e o fluido trocado.
Verificar todas as luzes do carro
É perigoso que alguma das luzes do carro não funcione corretamente. Certifique-se de verificar seus piscas, luzes de freio, luzes de ré e, claro, seus faróis regularmente. Embora seja provável que apareça um farol que está apagado, você pode não notar uma luz de freio ou luz traseira queimadas. Essas coisas são vitais para permitir que outros veículos saibam o que você está fazendo ou prestes a fazer – e para prevenir acidentes. Você também pode obter uma multa se alguma das luzes do seu veículo não estiver funcionando corretamente.
Se você mantiver seu carro em boas condições, ele o manterá seguro e no controle da estrada. Você também maximizará seu investimento no veículo ao longo do tempo. Certifique-se de que as funções do seu carro não são a única coisa que você verifica periodicamente.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como cuidar do seu carro?
Motor fumando, o que fazer?
Quantos litros de óleo vai no motor?
Excesso de óleo no motor, como tirar?