Revisão de férias, quais fazer antes de viajar?
Você planeja fazer uma viagem em breve? Antes da sua viagem, verifique seu automóvel para garantir uma viagem segura e evitar problemas mecânicos. Em seguida, você pode ligar o rádio, trazer seu café favorito e aproveitar o sol com seu carro. Após a viagem, não se esqueça de verificar novamente o seu amigo de máquinas.
A verificação do carro antes da viagem é bem conhecida, mas acabamos de notar que a manutenção do carro após a viagem também é fundamental para o seu carro e sua segurança.
Revisão de férias: o que fazer?
Vamos então para as diferentes manutenções que um veículo precisa antes de uma viagem.
Leia também
Etapa 1: óleo do motor do seu carro
Verifique seu nível de óleo e a data em que você pode precisar de uma troca de óleo. Se estiver quase na hora de trocar o óleo, faça-o. Uma longa viagem pode dar mais estresse ao seu veículo.
Atenção: a adição de óleo extra não funcionará como a troca do óleo, porque o lodo do óleo antigo não pode ser limpo. Se possível, o filtro de óleo também pode ser trocado ao mesmo tempo.
Etapa 2: fluidos do seu carro.
Certifique-se de verificar os vários níveis de fluido em seu carro e verifique se todos estão cheios, incluindo o óleo, o líquido de arrefecimento, os níveis de lavagem do pára-brisas e os fluidos de freio. É uma maneira eficiente de evitar falhas desnecessárias que podem levar a possíveis acidentes
Etapa 3: pressão do ar do seu carro
Como sabemos, os pneus são o seu contato com a estrada, o que significa que, se as verificações dos pneus forem negligenciadas, poderão ocorrer graves conseqüências na estrada. O número marcado nos pneus é a quantidade máxima de pressão que os pneus podem conter. Se essa capacidade for excedida, pode causar uma ruptura do pneu. Pelo contrário, a baixa pressão dos pneus pode levar ao desperdício de combustível e a pneus mais quentes. Para inserir a quantidade perfeita de pressão de ar nos pneus, use um medidor (disponível em lojas de automóveis) e uma mangueira de ar (no posto de gasolina). Isso garantirá que todos os pneus sejam seguros e possam ser trocados durante sua jornada.
Etapa 4: verifique o desgaste do pneu usando o medidor de piso
Além da pressão do ar, também é importante verificar se os pneus podem durar toda a jornada. Verifique se o piso do pneu está na espessura apropriada e se o medidor mostra quase perto da TWI, é hora de usar um pneu novo para a viagem. Os pneus desgastados podem explodir durante viagens longas.
Etapa 5: filtro de ar do carro
O desempenho e a eficiência do carro serão aprimorados se o fornecimento de ar limpo ao motor for abundante. Além disso, não se esqueça do filtro da cabine, pois o ar não é fresco dentro do carro se o filtro da cabine estiver desgastado.
Etapa 6: verifique se todas as luzes e sinais do carro estão funcionando
É importante garantir que todos os sinais estejam funcionais para evitar acidentes. Peça a mão de outra pessoa para concluir esta verificação. Sente-se no carro, acenda todas as luzes e sinais e pergunte se as luzes estão funcionando corretamente. Lâmpadas sobressalentes também podem ser preparadas durante a sua viagem, por precaução. Pelo menos ua para cada luz, incluindo faróis, indicadores, luzes de ré e luzes traseiras.
Etapa 7: verifique a bateria do seu carro
Se a bateria não for trocada por muitos anos, verifique se ela pode funcionar bem ou não. Se o som do seu motor de partida estiver lento, isso poderá indicar corrosão ou uma bateria descarregada. Vá alterá-lo o mais rápido possível.
Etapa 8: verifique se você tem todos os equipamentos de emergência automática e eles podem funcionar funcionalmente
O equipamento de emergência inclui: telefone celular, pneu sobressalente e ferramentas de emergência (como lanternas e chaves de fenda). Além disso, verifique as regras de trânsito específicas nos países e áreas em que você dirige. Por exemplo, se você estiver viajando para um país da UE, traga um triângulo de advertência reflexivo, obrigatório de acordo com as leis deles.
Etapa 9: lave seu carro
Dê ao seu amigo de viagem um banho fresco antes da viagem. Isso ocorre por dois motivos: a limpeza das janelas do carro é importante para uma boa visibilidade ao dirigir e permite que você viaje com um veículo mais conservado e bonito.
Etapa 10: teste seu carro
Faça um passeio de teste em sua estrada local para verificar os sons, sentir os tremores e observar as placas ao seu redor. O gemido das rodas pode indicar uma roda defeituosa e uma junta homocinética desgastada; o guincho do freio pode apontar para rotores deformados e pastilhas gastas; um pedal de freio macio pode significar pastilhas gastas e falta de níveis de fluido. Não pense que tudo no seu carro é bom só porque você dirige todos os dias. Teste seu amigo e verifique se está tudo certo.
Para a maioria das pessoas, uma longa viagem sempre pode ser feita com suas famílias. A maioria das famílias, especialmente as americanas, costuma ter passeios de uma semana em todo o país e os membros da família podem desfrutar de um tempo de qualidade juntos. É uma excelente maneira de melhorar o vínculo familiar e aproveitar as férias de verão. Mas quando você retornar, é importante verificar seu veículo novamente para manter sua condição.
Revisão automotiva para depois da viagem
Voltou da sua viagem, então é hora de conservar seu veículo da melhor maneira, fazendo uma revisão para garantir que tudo está dentro das conformidades.
Etapa 1: limpe o carro, por dentro e por fora
Depois de algumas semanas na estrada, seu veículo deve estar sujo, dentro e fora, o que significa que o trabalho de limpeza será um aborrecimento quando você voltar para casa. Remover manchas e derramamentos é um trabalho difícil, mas necessário. Após uma viagem de longo prazo, a parte externa do veículo também está suja. O fundo do carro pode estar coberto de lama e sujeira. Uma lavagem de carro é necessária para que seu carro pareça e se sinta bem.
Etapa 2: repare o carro se algo der errado durante a viagem
Você também pode experimentar um colapso repentino durante a viagem, mesmo quando tudo estiver preparado antes da viagem. Mantenha a calma quando algo ruim acontecer e tente consertá-lo para que não estrague sua viagem. Quando você voltar para casa, não se esqueça de consertar e verificar a peça novamente, por precaução.
Etapa 3: faça a manutenção do carro e prepare-se para a próxima jornada
Você pode ter um tempo de qualidade durante a viagem, mas é um período cansativo para o seu carro. Portanto, depois de levá-lo a diferentes locais da visita, ele também merece uma manutenção completa do carro, que pode não apenas melhorar a segurança na direção e se preparar para a próxima jornada, mas também poupar os possíveis custos de reparo e evitar emergências. Se você está cansado de fazer a manutenção sozinho, as pessoas dos serviços de automóveis também podem fazer isso por você, fornecendo consultoria especializada.
Antes e depois de viajar de carro…
A temporada de viagens de férias chega e todas as famílias começam a se preparar para suas viagens. Certifique-se de que todos, especialmente o seu carro, estejam prontos para esta viagem. Arrume suas malas, prepare seu veículo e leve seus filhos, é hora de realizar seus divertidos planos de viagem. E quando voltar, verifique tudo para garantir que o veículo está bem conservado.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Passo a passo da manutenção preventiva de seu carro
Como cuidar do seu carro?
Luz do óleo acesa ou piscando, o que pode ser?
Manutenção periódica de veículos! 10 coisas pra fazer em seu carro!