Seguro CDW e LDW. Diferença e cartão Platinum!

Em Segurança e seguros por André M. Coelho

Ao viajar para o exterior, existem muitos cuidados que os viajantes devem tomar. Um desses cuidados está na obtenção dos seguros apropriados para viagem.

Além dos seguros de saúde e de vida, e o famoso seguro de Schengen, quem vai passear no exterior de carro (alugado ou próprio), precisa se preocupar com um seguro para o veículo. Afinal, não dá pra saber todas as regras de trânsito do país de destino, e nem prever se você vai se envolver ou não em um acidente.

Em alguns casos, o seguro do veículo é obrigatório para o aluguel. Em outros, é uma segurança a mais para o motorista, que não precisará se preocupar com custos muito altos caso se envolva em acidentes ou outros problemas legais. Em todos os casos: o seguro é uma necessidade para o viajante que vai dirigir um veículo no exterior.

Leia também

CDW e LDW: diferença?

Para escolher o seguro certo às suas necessidades, e que caiba no seu bolso, é preciso compreender um pouco mais da terminologia e das diferenças entre os tipos de seguro para veículos no exterior.

O seguro CDW (sigla para Collision Damage Waiver, ou Renúncia aos Danos de Colisão) é a mesma coisa que o seguro LDW (sigla para Loss Damage Waiver, ou Renúncia aos Danos de Perdas). Estes seguros cobrem os custos de danos ao veículo alugado em caso de um acidente. Esse tipo de seguro te protege no caso de você danificar um automóvel que alugou. Esse seguro transfere a responsabilidade do custo dos danos de você para a empresa de aluguel de automóveis.

O que ocorre, muitas vezes, é que esses seguros só cobrem danos ao carro por colisões ou batidas. Roubo, desastres naturais, tempestades, incêndios, entre outros fatores, podem não ser cobertos por esse seguro. É aí que entra a importância dos seguros estendidos, e a atenta leitura dos contratos das seguradoras.

Não se esqueça de incluir no seguro uma assistência 24 horas ou troca do carro, em caso de pane parcial ou total do veículo.

Importância do seguro veicular no exterior

Ao viajar para o exterior alugando um veículo, é importante fazer o seguro veicular para evitar sérias dores de cabeça e altos custos. (Foto: www.flickr.com)

Theft Protection Coverage (TPC), Theft Waiver (TW) e Theft Protection (TP): proteção contra roubao

É a primeira extensão oferecida aos seguros CDW e LDW. Cobrem o roubo do veículo ou de peças essenciais para seu funcionamento, como rodas ou peças do motor. Não cobre itens pessoais que tenham sido roubados de dentro do veículo, nem roubos por negligência do condutor (como por exemplo, ter deixado a chave na ignição).

Personal Effects Coverage (PEC): Seguro Pessoal Contra Roubos

Seguro contra risco de perda ou danos aos pertences pessoais do locatário, podendo ser extensível aos membros da família do locatário em viagem, durante o período da locação.

TPL (sigla para Third Party Liability), SLI (Supplemental Liability Insurance), EP (Extended Protection), LP (Liability Protection): Seguro de Responsabilidade Civil

Todas essas siglas significam a mesma coisa. Esse tipo de seguro abrange as despesas que causados aos outros através do uso de seu veículo. Cobre despesas médicas e/ou danos para as partes envolvidas a qualquer coisa fora do veículo alugado até um limite de valor por incidente.

PAI (sigla para Personal Accident Insurance): Seguro de Acidentes Pessoais

Protege o condutor no caso de lesão corporal em caso de acidente ou morte. Compreende despesas como hospitais, medicamentos, translado do corpo, entre outras, dependendo da extensão do seguro.

Seguros para veículos no exterior

Em muitos países, é exigida uma cobertura mínima de seguro para o carro e para o motorista. É mais ou menos como o DPVAT no Brasil, com a diferença que você tem mais opções de empresas para fazer a escolha do seguro.

Mesmo nos países em que esses seguros não são obrigatórios, é altamente recomendado fazer pelo menos um seguro de danos ao veículo e o de responsabilidade civil, e já sair do Brasil com um seguro de vida e de saúde prontos, para o seguro do carro sair mais barato.

Quem possui um cartão de crédito Platinum pode já ter esse seguro incluso ao fazer o aluguel do veículo. Basta perguntar à seguradora se a cobertura está inclusa no aluguel.

Veja um vídeo abaixo de aluguel de carro em Orlando, com seguro:

https://youtu.be/qrnFEyTnuwo

Dicas e cuidados ao contratar um seguro veicular no exterior

Seguros CDW e LDW não cobrem (ao menos nas tarifas básicas) os seguintes custos:

O seguro para carros alugados é cobrado por dia. Pagando um valor X a mais, é possível reduzir o valor da franquia do seguro, em mitos casos. Por exemplo, suponha que o carro que você bateu tenha tido um prejuízo de 5000 dólares, e sua franquia seja de 800. Se você pagar esse extra no valor do seguro, pode reduzir a franquia para 50 dólares. Com um valor diário mais alto para o seguro, em várias seguradoras, você não precisará pagar qualquer valor de franquia.

Ao viajar para o exterior, não pense que você não precise de um seguro contra roubo para o carro. Na verdade, é mais comum do que você imagina. E custa muito pouco, por dia, os seguros mais completos.

Já teve algum problema de seguro de carro no exterior? Qual? Como você alugou um carro lá fora? Precisou de seguro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário