Sensor de estacionamento com câmera! Vale a pena?
Enquanto a tecnologia automotiva melhora, um número crescente de recursos que já foram reservados para carros de luxo estão chegando para veículos mais acessíveis. Um dos principais recursos é o sensor de estacionamento com câmera, que fornece aos motoristas conveniência e um aumento da segurança na hora de fazer uma vaga.
Vale a pena colocar sensor de estacionamento com câmera?
Do ponto de vista de conveniência, o benefício do sensor de estacionamento com câmeras é óbvio: ele ajuda os motoristas com a segurança. Isso é especialmente útil em veículos de grande porte, tais como minivans ou SUVs. Os condutores de veículos maiores podem ter problemas para ver atrás do carro ao estacionar de ré, e as câmeras viradas para a traseira do veículo podem tornar mais fácil sair de um local apertado. Isto pode evitar acidentes dispendiosos.
Leia também
- Qual a função do sensor MAP? 3 sintomas de defeito!
- Espelho retrovisor com câmera de ré: como escolher?
Sensor de estacionamento com câmera no retrovisor e na traseira
As câmeras traseiras e no retrovisor podem ser importantes ferramentas de segurança. Dezenas de acidentes graves ocorrem a cada ano, quando os motoristas estão tentando colocar o carro na garagem ou estacionamento. Animais de estimação também podem ser prejudicados, quando o motorista está dando ré e o animal entra no ponto cego da traseira do veículo. Enquanto a câmara traseira não resolve o problema por completo, que dá aos motoristas mais um campo de visão, e a câmera nos retrovisores ainda adiciona uma segurança adicional nas estradas, por te manter constantemente informado sobre o trânsito atrás de você, para que você dirija para si mesmo e para outros motoristas.
Sensor de estacionamento com câmera no retrovisor: preço vale a pena? E se for uma tela para o sensor?
Nem todas as câmeras de sensores de estacionamento são criadas iguais. Algumas são ótimas, enquanto outras não valem a pena o custo adicional. Claro, é possível sempre achar um produto chinês que não chega a custas 1% do valor do carro, e que a instalação pode ser feita por qualquer um. Aí passa dois meses, a câmera começa a falhar, o alarme do carro começa a ter problemas porque o instalador conectou os fios das câmeras errado…
Para que você não caia na armadilha da câmera e sensor de estacionamento baratos, criamos um pequeno guia de compras para a escolha do melhor modelo para seu veículo.
Qualidade – A qualidade é a característica mais importante em uma boa câmera traseira ou câmera de retrovisor. Ao dirigir um carro equipado com uma câmera, ou ao testar um kit, verifique se há uma imagem clara e nítida. Certifique-se de que você pode distinguir os itens atrás do carro. Se você não pode dizer a diferença entre uma árvore e uma pessoa, é um sinal da câmera provavelmente não vale a pena o custo adicional. Um teste fácil da qualidade da câmera: pegue um livro, com um título grande na capa, e coloque à frente da câmera. Vá afastando o livro até o ponto em que não é mais possível ler o título do mesmo. Se essa distância em que o título “some” for menor do que 4 passos, é sinal de que você precisa de uma câmera melhor, com mais megapixels.
Teste a câmera durante a noite ou em ambientes escuros – Enquanto algumas câmeras podem ser ótimas durante o dia, outras podem ter dificuldade em mostrar imagens quando está escuro. Teste a câmera em ambientes escuros. Uma observação: olhando as especificações da câmera traseira, esqueça os megapixels: procure por uma câmera com uma grande abertura, para receber mais luz (representada pela letra f/X, onde X tem que ser o menor número possível). Tente também encontrar nas especificações da câmera o tamanho do sensor CMOS, sendo que quanto maior, mais qualidade terá a imagem.
Tela do sensor de estacionamento – Uma grande tela, no retrovisor ou no painel frontal do veículo, são essenciais para que a câmera tenha real utilidade. Muitas câmeras de backup mostram imagens em uma tela minúscula, ou em parte de um espelho retrovisor. Recomendamos a escolha de um kit que oferece uma tela grande. Isso maximiza os benefícios da câmera e garante que você vai obter o valor do seu dinheiro. Uma boa tela ainda pode funcionar como um segundo retrovisor, para ajudar na direção em situações difíceis. O tempo de resposta é também importante, ou seja, o tempo que demora para a câmera ligar e mostrar a imagem na tela. Até 2 ms (milissegundos) é aceitável, acima disso pode prejudicar sua direção.
Aplicativo para a câmera – Na tela da câmera, é essencial que o sensor de estacionamento, combinado com a câmera, forneça linhas que mostram a você exatamente o quão longe o objeto atrás de você está. Algumas montadoras e marcas de câmeras de estacionamento ainda adicionam cores para ajudar a guiar o estacionamento. Verde, por exemplo, significa que você tem muito espaço, enquanto o vermelho sugere que você deve parar imediatamente. Melhor ainda, vários sistemas até mesmo movem as linhas enquanto você vira o volante, mostrando exatamente a distância para onde você está indo.
Marca – Prefira uma câmera genuína ou original, salvo se seu carro não tem câmera e sensor de estacionamento como item de série. Pesquise um pouco pelas melhores marcas desses kits antes de comprar, para garantir que você não está comprando uma bomba relógio. Compre a tela, câmera, e os 4 sensores traseiros da mesma marca, para evitar conflitos.
Sensor de estacionamento com câmera e GPS e outros opcionais
Para além do simples sensor de estacionamento com câmera, alguns sistemas ainda fornecem uma visão 360º ao redor do carro. Outros kits ainda incluem um GPS, que agrega as tecnologias em uma só tela. É possível, em sistemas mais caros, ainda movimentar a câmera, para te mostrar um ângulo mais difícil de ver.
Embora seja fácil apenas escolher um sensor de estacionamento com câmera, algumas câmeras são muito melhores do que outras. Mas, independentemente do quão boa a sua câmara traseira seja, mais importante é lembrar que nenhuma câmera é uma substituta a ter sua atenção redobrada no trânsito.
Você tem sensor de estacionamento com câmera? Qual a sua opinião sobre o sistema? Recomendaria a outras pessoas?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como estacionar um carro?
Como funciona o estacionamento rotativo?
Como funciona o sensor de rotação ou sensor de posição do virabrequim?
Como saber se o sensor de detonação está ruim?