Sensor de marcha lenta, como saber se está funcionando?
Quando o motor está funcionando, mas o veículo não está em movimento, isso significa que o motor está em marcha lenta. Durante esse tempo, o número de revoluções por minuto dentro do motor mudará. A válvula de controle de ar de marcha lenta é responsável pelo gerenciamento da velocidade de marcha lenta do motor. A válvula é um importante componente de gerenciamento do motor, o que diminuirá ou aumentará o número de rotações por minuto, dependendo do que as condições operacionais atuais exigirem.
A válvula é conectada ao corpo do acelerador ao lado do coletor de admissão. A unidade de controle do motor é o que gerencia a função da válvula. Com base nas informações que recebe como carga do motor e temperatura, ele alterará a velocidade do inativo de acordo.
Leia também
Sintomas de sensor de marcha lenta ruim
Quando você tem uma válvula de controle de ar de marcha lenta ruim em seu carro, há vários problemas e sintomas que se apresentarão. Se você não substituir a válvula imediatamente, seu carro ficará indecifrável. Abaixo estão os principais sintomas de uma válvula de controle de ar na marcha lenta ruim que você notará facilmente.
Marcha lenta irregular
Uma vez que a válvula de controle de ar de marcha lenta deve gerenciar a velocidade de marcha lenta do motor, uma válvula ruim certamente jogará isso fora de controle. Isso fará com que a velocidade de marcha lenta flutue aleatoriamente para diferentes velocidades, em vez de permanecer em uma velocidade constante. A velocidade de marcha lenta pode estar muito alta em um momento e depois muito baixa em outros momentos. Você notará claramente que esta velocidade de marcha lenta está mudando simplesmente olhando para o tacômetro no painel.
Verifique a luz de injeção acesa
Sempre que houver o menor problema ou problema com qualquer coisa conectada ao motor, isso fará com que o computador central ative a luz de advertência do mecanismo de verificação no painel. Uma válvula de controle de ar de marcha lenta pode certamente ser uma das razões para isso acontecer. Se o número de rotações por minuto parecer peculiar à unidade de controle do motor, ele será avisado ativando a luz de advertência. Naturalmente, pode haver toda uma lista de outras razões para a luz de advertência também acender. Em qualquer caso, você deve levar seu veículo até a oficina para obter o check-out de uma só vez.
Marcha lenta “bruta”
Uma válvula de controle de ar ocioso saudável normal fornecerá marcha lenta suave em seu veículo. Mas se a válvula ficar ruim por algum motivo, a marcha lenta passará de suave a “bruta”. Uma marcha lenta “bruta” resultará na formação de vibrações intensas sempre que seu veículo for parado com o motor funcionando. Como menos ar entrará no motor durante o estado de inatividade, o carro reagirá agitando muito.
Motor morrendo por causa da marcha lenta ruim
Se você perceber uma parada do motor devido a uma válvula de controle de ar de marcha lenta ruim, você não conseguirá dirigir seu veículo. Assim que você ligar o carro, a válvula de controle de ar de marcha lenta funcionará imediatamente. Se acontecer de você estar longe de casa e isso acontecer, a paralisação acontecerá a cada dois minutos no começo. Você deve ser capaz de chegar ao mecânico mais próximo a tempo antes que o motor pare completamente.
Carga faz com que o motor morra
Às vezes a parada do motor acontece sozinha, outras vezes, aumentar a carga no motor fará com que ele pare. Por exemplo, se você ligar seu aquecedor ou condicionador de ar quando tiver uma válvula de controle de ar de marcha lenta ruim, o seu motor provavelmente irá parar imediatamente depois. O volante também pode parecer que está sendo arrastado para um lado também. Para corrigir temporariamente esse problema, basta desligar o aquecedor ou ar condicionado para reduzir a carga. Depois deixe o motor esfriar por alguns minutos.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Reparo de centrais eletrônicas: o que preciso saber?
Junta da tampa de válvulas: quando trocar?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
O que é válvula PCV?