5 sintomas de válvulas desreguladas
Normalmente, há um ou mais sinais de alerta de que algo está errado com suas válvulas. Os sons estranhos são um bom indicador, mas como vários outros problemas de automóveis criam ruídos, ajuda a prestar atenção aos outros sinais de que as válvulas de seu veículo estão desreguladas.
Sintomas de válvulas desreguladas: sons estranhos
Os ruídos são um dos sinais mais óbvios de problemas de trem de válvulas. Os sons estranhos geralmente vem em uma forma tiques e soam como uma máquina de costura funcionando. No entanto, os trens de válvulas danificados também podem fazer um som mais forte. Às vezes, a causa do som é menor e envolve apenas um ajuste simples, como apertar ou ajustar as peças. Em outras situações, peças desgastadas ou danificadas causam o ruído. Em particular, molas fracas e pontas de válvulas desgastadas podem causar o barulho de tique.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Checklist para verificar motor de carro usado!
Válvula desregulada: fumaça
Fumaça é um sinal óbvio de que algo está errado. Este problema geralmente ocorre quando as vedações da válvula estão desgastadas, o que permite o excesso de óleo passar pelo sistema. Normalmente, fumaça só ocorre durante a partida do veículo. Se o motor tem fumaça o tempo todo, provavelmente é outro problema.
Válvula desregulada perde potência
O veículo pode perder potência por uma série de motivos. Mas se a perda de potência está associada com sons de tique saindo do motor e/ou fumaça preta, pode ser um sinal de que suas válvulas estão desreguladas. É importante eliminar outras possíveis causas antes de confirmar esse diagnóstico, no entanto.
Válvula desregulada aumenta o consumo de combustível e queima óleo
Níveis baixos de óleo lubrificante podem indicar que há vazamento em algum lugar. Também pode ser um sinal de peças desgastadas, que permitem que o óleo passe através do sistema. Combinado com a fumaça preta saindo do escapamento, é um grande sinal de que algo está errado com as válvulas. Combine isso com um aumento do combustível e sons de tique saindo do motor, e você pode praticamente confirmar o diagnóstico de válvulas desreguladas ou desgastadas.
Aquecimento do motor pode ser sinal de válvula desregulada
Por conta de válvulas desreguladas, o motor tem de funcionar mais para entregar a mesma potência. Nisso, ele pode acabar superaquecendo. Outros sintomas devem ocorrer junto ao superaquecimento para descartar outras possíveis causas do problema de superaquecimento.
Prevenção de problemas com as válvulas
Os proprietários de carros podem evitar os problemas com as válvulas antes de começarem a mudar o óleo do motor regularmente. O óleo sujo ou os baixos níveis de óleo podem fazer com que as pontas da válvula e e as sedes se desgastem ao longo do tempo. Também pode causar bloqueios, que impedem que a válvula funcione corretamente. Os proprietários de automóveis que fazem sua própria manutenção devem garantir que eles deixam uma folga suficiente para a válvula em seus motores. Se a distância é muito curta ou muito longa, pode reduzir a pressão e criar desgaste ao longo do tempo. Eles também devem garantir que todas as peças permanecem apertadas, pois peças soltas podem causar ruído e criar pressão sobre outras peças. É importante também a sincronia perfeita do motor com as ferramentas certas, ou os danos podem ir muito além de válvulas desreguladas.
Ficou alguma dúvida sobre válvulas desreguladas? Deixe nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Eletroválvula GNV com defeito, como testar?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!
Fumaça branca quando acelera, o que pode ser?