Tipos de carburadores e defeitos mais comuns!
Muitos tipos de carburadores foram construídos até hoje, antes dos sistemas de injeção eletrônica dominarem o mercado. Carros e motos mais simples ainda mantém carburadores em seus projetos, carregando também muito dos problemas comuns desse sistema de alimentação.
Tipos de carburador: de acordo com o fluxo de ar
A direção do fluxo de ar do carburador define o tipo do carburador. A maioria dos motores tem um carburador de corrente descendente, onde o ar flui para baixo e para dentro do motor. No carburador lateral, o fluxo de ar passa através do carburador numa direção horizontal. Motos usam carburadores com fluxo de ar frontal.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Reparo de centrais eletrônicas: o que preciso saber?
Tipos de carburador: de acordo com o tambor do carburador
O tambor do carburador é uma passagem usada para misturar o ar e o combustível. Trata-se da placa de aceleração, venturi, e entrada de ar. Um carburador de um tambor é usado em pequenos motores que não requerem grandes quantidades de ar e de combustível.
Um carburador de dois tambores tem duas placas do aceleração e dois venturis (parte de diâmetro reduzido do tambor). A área onde o ar entra no carburador é comum em ambos os barris. Um carburador de dois tambores pode ter tambores de diâmetros diferentes.
Um carburador de quatro tambores opera em dois deles na maior parte do tempo e aciona os outros dois quando precisa de mais energia, e precisa adicionar mais combustível, aumentando a potência e o torque produzidos pelo motor.
Tipos de carburador: de acordo com o venturi
Carburadores simples têm um único venturi. Carburadores duplos tem um venturi secundário, sendo a parte inferior ao centro (aceleração) localizada na área de maior restrição, próxima ao segundo venturi. Assim, cria-se um vácuo maior no venturi, atomizando melhor o combustível e melhorando a eficiência do carburador.
Existem ainda sistemas de venturi triplo ou venturi variável. Neste último, venturi varia de acordo com a aceleração do veículo.
Tipos de carburador: sistema de carburador com feedback ou carburador eletrônico
Proporciona uma melhor combustão ao fazer um melhor controle da mistura de ar e combustível. Ele usa um sensor para operar, controlando o carburador para ajudar a manter uma relação de ar/combustível ideal para a. Difere de sistemas de injeção porque ela só controla a relação dessa proporção, usando um sensor de nível de oxigênio no escapamento do sistema (oxigênio demais significa que a mistura não está ideal).
Carburadores: problemas comuns
Vamos então aos problemas mais comuns que um carburador por apresentar e as soluções simples. Se você tiver as ferramentas básicas de mecânica, esses reparos são fáceis de fazer para os carburadores.
Problema – Motor engasgando na marcha lenta e em alta velocidade, e carburador vazando
Solução – Examine o parafuso de mistura de marcha lenta e da mistura principal. Verifique a vedação do carburador por rachaduras, ressecamento, e danos.
Problema – Carburador fora de regulagem. O motor não dá partida, não acelera, falha na marcha lenta ou em alta velocidade, não mantém a marcha lenta, não tem potência em alta velocidade, aceleração irregular, motor pede por mais combustível em velocidades mais altas.
Solução – Ajuste o parafuso de mistura do carburador. Não obter o ajuste ideal por significar dano nas peças do próprio parafuso.
Problema – Carburador fora do ajuste, o motor não fica em marcha lenta, e a marcha lenta está em rotação muito alta.
Solução – Verifique o afogador do carburador e placas de aceleração. Em muitos casos, eles estão danificados e precisam de substituição.
Problema – O motor não arranca, engasga, marcha lenta irregular ou em alta rotação, motor não consegue manter a marcha lenta, ou o motor não mantém a alimentação de combustível em altas velocidades.
Solução – Ajuste o cabo ou linha de controle de aceleração, garantindo também que o afogamento esteja correto e o controle do carburador esteja sendo bem feito.
Problema – Carburador fora de ajuste, motor não dá partida, motor acelera demais.
Solução – Limpe o carburador, removendo todas as partes que não são de metal e tomando cuidado para não danificá-las.
Problema – O carburador está afogando e o motor pede por combustível em velocidades mais altas.
Solução – Verifique a agulha do carburador, boia, assentamento, sede, e se tudo está corretamente instalado.
Problema – Vazamento do carburador, motor tem acelerações irregulares, marcha lenta é alta.
Solução – Verifique a vedação do sistema de alimentação do veículo e do cabeçote. Pode ser sinal também de que há vazamento no cabeçote.
Problema – Carburador fora de ajuste, motor não mantém marcha lenta, não tem potência em velocidades mais altas, vazamento no carburador, motor apresenta acelerações altas irregulares.
Solução – Ajuste o limitador de velocidade do seu motor.
Problema – Motor engasga na marcha lenta ou alta velocidade, não mantém a marcha lenta, não tem potência em alta velocidade, o carburador afoga, e o motor pede por combustível em alta velocidade.
Solução – Ajuste a boia do carburador.
Problema – O motor falha em marcha lenta ou alta velocidade, não mantém a marcha lenta, o carburador afoga, o motor não dá partida, não tem potência em alta velocidade, o carburador afoga, e a marcha lenta tem alta rotação
Solução – Cheque o diafragma e outras partes de borracha e plástico por rachaduras, distorções e desgaste.
Problema – Motor engasgando na marcha lenta ou em alta velocidade, o motor tem baixa potência em alta velocidade, o carburador afoga, a marcha lenta tem alta rotação, o motor pede por combustível em alta velocidade.
Solução – Verifique a sequência de selos e diafragmas do carburador.
Obs.: motor pedir por combustível quando em alta velocidades significa que o motorista acelera e o motor não desenvolve, parecendo que não está indo mais combustível para combustão.
Seu problema não foi tratado nesse artigo? Deixe nos comentários quais problemas seu tipo de carburador está apresentando, e nós listaremos e colocaremos a solução pra vocês!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como diagnosticar problemas de partida na sua motocicleta?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?
Como regular carburador de moto?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?