Tipos de carros
Em reportagens e propagandas de carros sempre vem especificado o tipo de carroceria – hatch, sedã, picape, notchback minivan, perua, etc – e muitas vezes não conseguimos identificar os carros por estes nomes. Isto é importante saber pois o preço dos carros diferem de acordo com essa especificação e também no documento do carro deve estar especificado o modelo e o tipo de carroceria do automóvel. Antes de explicarmos e exemplificarmos cada uma das carrocerias, convém dizer antes o que é uma carroceria. Carroceria é a estrutura que envolve o carro e define o seu aspecto. É a forma do carro, que varia bastante e pode ser curta, comprida, quadrada, arredondada, etc. As categorias de caminhões e tipos de carretas já foram assunto aqui no site. Agora iremos classificar dos mais simples aos mais sofisticados tipos de carros.
Leia também
Hatch compacto: São os modelos de entrada, mais simples e baratos. Podem ter de 2 a 4 portas e em sua maioria possuem o motor bicombustível. São carros práticos na cidade pois são pequenos e fáceis de manobrar. Entretanto, seu porta-malas é pequeno e a capacidade para passageiros também. Os carros com essa carroceria são Fiat Uno, Peugeot 206, Chevrolet Celta, Ford Ka, Fiat Palio, Chevrolet Corsa, VW Gol, VW Corsa.
Hatch médio e esportivo: São maiores que o hacth compacto e com motor mais potente que o 1.0. O acabamento é mais detalhado e os itens de série mais variados. Por isso o preço é bastante superior ao compacto de entrada. É um veículo com melhor desempenho e velocidade, por isso também chamado de “esportivo”. Os carros com essa carroceria são: Fiat Stilo, Fiat Punto, Renault Sandero, VW Golf, VW Polo, Chevrolet Astra, Peugeot 307, Ford Focus.
Sedã compacto: Eles são desenhados pelas montadoras a partir dos hacthes compactos. O motor não é esportivo e como o hatch é bicombustível. O porta-malas é o grande atrativo do carro, pelo seu tamanho superior. Os carros com essa carroceria são: Chevrolet Corsa sedã, Chevrolet Corsa classic, Chevrolet Prisma, VW Voyage, Ford Fiesta Sedã, Renault Logan, Fiat Siena.
Sedã médio: É um carro mais conservador, preferido por pessoas mais velhas ou famílias grandes. Seu porta-malas é grande e os motores são mais fortes que o do sedã compacto. Acabamento e itens de série são sofisticados e diversificados. Exemplos de sedã médio: Fiat Linea, Honda Civic, Toyota Corolla, VW Polo Sedã, Chevrolet Vectra.
Sedã grande: São os mais caros e sofisticados. Para quem deseja luxo e conforto os sedãs grandes são a melhor opção. A maioria dos modelos são importados, com acabamento e itens de série impecáveis. Ford Fusion, VW Passat, Toyota Camry, Hyundai Azera, Audi A6, Audi A8, Citroën C5, Honda Accord, Mercedes-Benz Classe E.
Perua (station wagon): Pelo seu amplo espaço interno, as peruas são adequadas para famílias grandes ou pessoas que sempre fazem viagens e necessitam espaço para muita bagagem. O número de itens de série varia muito, e por isso o preço também varia. Existem modelos mais simples, como o Fiat Palio Weekend e o VW Parati. Mas existem também peruas mais sofisticadas e com recursos de luxo, com teto solar, por exemplo. Modelos de peruas: VW Parati, WV Space Fox, VW Passat Variant, Peugeot 207 SW, Fiat Palio Weekend.
Picape: Mais conhecidas como “caminhonetes“, foi inicialmente criada como um veículo de trabalho, pois é um veículo que transporta carga em compartimento aberto. Entretanto foi adotada por pessoas mais jovens e esportivas. A estrutura da picape é basicamente uma cabine com dois lugares (ou cabine dupla, para cinco pessoas) e uma caçamba grande e aberta na parte traseira. O motorista tem a vantagem visual decorrente da altura do veículo. Exemplos: Ford F250, Ford Courier, Fiat Strada e Chevrolet Montana., Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10.
Utilitário esportivo (SUV): É como uma perua, mas estruturada a partir da Picape. A carroceria é alta e robusta, com opção de tração 4X4. Foram projetadas para andar em qualquer terreno, fora do asfalto. A tecnologia automotiva do SUV é de ponta, assim como o luxo no acabamento. Os exemplos dessa carroceria são: Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Jeep Cherokee, Nissan Pathfinder e Pajero Full, Ford EcoSport, Chevrolet Tracker.
Com tantas possibilidades para tamanhos de automóveis, espero que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer um pouco as principais diferenças entre as opções. Há ainda o que falar sobre este assunto? Deixe um comentário!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Ford Maverick: ficha técnica e características da picape
Sedã, hatch, SUV, Perua: qual o modelo certo para você?
Fiat Strada 2012 – Preços e Fotos!
Fiat 500L – olha o tamanho que ficou!