Tira grilos – Como tirar barulhos e ruídos do seu carro
Uma coisa que incomoda bastante os proprietários de veículos são os barulhos e ruídos. Isso pode acontecer com qualquer modelo, tanto nacional quanto importado, e é intensificado quando o carro transita por ruas não asfaltadas.
Tem pessoas que aumentam o som para tentar disfançar o barulho mas não adianta, ele continua lá irritando. Sem contar que sempre é bom dar uma olhada no que está causando o problema para saber se não é nada grave.
Algumas vezes ouvimos ruídos e achamos que está vindo de um determinado local mas, na verdade, pode ser de outro completamente diferente. Outras vezes achamos que o barulho é consequência de algum problema mecânico mas, ao levá-lo na oficina, nenhum problema é identificado.
Leia também
É sabido que a maioria dos barulhos e ruídos é ocasionado simplesmente devido à dilatação e contração das peças. Também podem ocorrer em consequência de falhas, erros de montagem ou peças problemáticas. Assim, tanto um veículo com bastante tempo de uso quanto em um com poucas semanas podem apresentar esse tipo de problema.
Quando o carro apresentar barulhos e ruídos, o ideal é levá-lo para uma oficina do tipo “tira grilos” (especializada em eliminação de barulhos). Dependendo de onde vem o barulho, o serviço pode demorar de uma hora (barulho na janela) até três dias (quando todo o interior do veículo precisa ser revisto).
Ao deixar o carro na oficina, um funcionário sai para dar uma volta com ele e identificar a proveniência dos ruídos e barulhos. A maioria das oficinas possui uma mesma faixa de preço que varia de R$ 60 (para uma porta) até uns R$ 1.000 (veículo inteiro).
Se o veículo for blindado, o preço aumenta ainda mais. A maioria das concessionárias (autorizadas) também oferecem esse tipo de serviço porém, os valores são ainda mais elevados e o tempo de espera costuma ser mais demorado (além de ter que agendar a visita).
A maioria das oficinas também oferecem o tempo de garantia bastante parecido, em média 1 ano. Outras, como a Tira Grilos, garante que o barulho foi resolvido “para sempre”. Se o veículo voltar a apresentar ruído, com certeza, não será pelo mesmo motivo anterior.
Veja também o que consertar antes de vender um carro e se vale a pena adquirir pneus remold.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Concessionárias x Oficinas particulares : Onde levar seu carro?
Trancos no câmbio automático: por quê?
Como tirar barulho do painel?
Pastilhas e discos de freio são novos e estão com ruído, o que fazer?