Toyota Etios – Conheça este carro
Que o mercado automobilístico ao em alta, principalmente no Brasil, todo mundo já sabe. Agora, um segmento que vem sendo bastante explorado pelas montadoras é o de veículos compactos e populares.
A Nissan criou o March, a Volkswagem já comercializa no exterior o Up, a Chevrolet tem o Spark (que desembarcará em terras tupiniquins em breve), a Hyundai lançará o HB e por aí vai. Bom para o consumidor, que tem mais opções de modelos.
Leia também
Esse ano, mais um modelo chega no país para aumentar a lista desse tipo de veículo: o Toyota Etios. A previsão é que ele seja apresentado ao grande público em agosto (expostos em shoppings de todo o país) e comece a ser vendido a partir de setembro. Ele também ficará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Apesar de ser um veículo compacto, ele é bem espaçoso. Acomoda até 5 pessoas e os passageiros do banco traseiro, mesmo um pouco mais altos, não chegam a encostar a cabeça no teto. O espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro é bom e no centro, o assoalho é praticamente plano, o que melhora a vida de quem vai no meio.
O design é conservador, sem ousadia ou modernidade. As linhas lembram muito o Renault Logan e o Nissan Tiida. O interior também não tem nenhuma novidade, o acabamento é simples, mas de boa qualidade (há presença de muito plástico e o tecido é comum).
Um detalhe importante e que se tornou prejudicial é o painel de instrumentos. Ele se localiza no centro, alinhado ao console central, o que prejudica a visibilidade e tira a atenção do condutor.
Há rumores de que o Etios virá de fábrica com airbag frontal e freios ABS com EBD, além de alarme, ar condicionado e som com entrada usb. Mas, nenhuma informação mais detalhada (potência, itens de série e opcionais) foi divulgada pela marca.
O carro será disponibilizado em versão hatch e sedã. O hatch terá as seguintes medidas: 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura, 2,46 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 263 litros.
Já a versão sedã terá a mesma largura e altura porém, 4,26 m de comprimento, 2,55 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 595 litros (muito bom e maior do que a maioria, mesmo no segmento de sedã grande e de luxo).
A versão hatch terá duas opções de motor: 1.3 ou 1.5, bicombustível, 16 válvulas, 4 cilindros e duplo comando de cabeçote. A versão sedã será equipada somente com o motor 1.5. Em ambas versões só haverá opção de câmbio manual de 5 marchas.
O veículo será produzido no Brasil e custará a partir de R$ 30 mil reais, podendo chegar a quase R$ 50 mil a versão top de linha com todos os opcionais disponíveis.
Ele terá que surpreender para conseguir tomar uma parcela do segmento. Seus concorrentes são os mais variados: Gol, Voyagem, Novo Palio, Grand Siena, Picanto, Fiesta, Logan, etc.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
SUVs da Toyota: modelos e versões
HB20 x Etios – quem ganha esta parada?
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil
Quais são os melhores carros da Toyota?