Toyota Etios – Conheça este carro
Que o mercado automobilístico ao em alta, principalmente no Brasil, todo mundo já sabe. Agora, um segmento que vem sendo bastante explorado pelas montadoras é o de veículos compactos e populares.
A Nissan criou o March, a Volkswagem já comercializa no exterior o Up, a Chevrolet tem o Spark (que desembarcará em terras tupiniquins em breve), a Hyundai lançará o HB e por aí vai. Bom para o consumidor, que tem mais opções de modelos.
Leia também
Esse ano, mais um modelo chega no país para aumentar a lista desse tipo de veículo: o Toyota Etios. A previsão é que ele seja apresentado ao grande público em agosto (expostos em shoppings de todo o país) e comece a ser vendido a partir de setembro. Ele também ficará exposto no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Apesar de ser um veículo compacto, ele é bem espaçoso. Acomoda até 5 pessoas e os passageiros do banco traseiro, mesmo um pouco mais altos, não chegam a encostar a cabeça no teto. O espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro é bom e no centro, o assoalho é praticamente plano, o que melhora a vida de quem vai no meio.

Toyota Etios

Traseira do Toyota Etios Hatch

Painel do Toyota Etios
O design é conservador, sem ousadia ou modernidade. As linhas lembram muito o Renault Logan e o Nissan Tiida. O interior também não tem nenhuma novidade, o acabamento é simples, mas de boa qualidade (há presença de muito plástico e o tecido é comum).
Um detalhe importante e que se tornou prejudicial é o painel de instrumentos. Ele se localiza no centro, alinhado ao console central, o que prejudica a visibilidade e tira a atenção do condutor.
Há rumores de que o Etios virá de fábrica com airbag frontal e freios ABS com EBD, além de alarme, ar condicionado e som com entrada usb. Mas, nenhuma informação mais detalhada (potência, itens de série e opcionais) foi divulgada pela marca.
O carro será disponibilizado em versão hatch e sedã. O hatch terá as seguintes medidas: 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura, 2,46 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 263 litros.
Já a versão sedã terá a mesma largura e altura porém, 4,26 m de comprimento, 2,55 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 595 litros (muito bom e maior do que a maioria, mesmo no segmento de sedã grande e de luxo).
A versão hatch terá duas opções de motor: 1.3 ou 1.5, bicombustível, 16 válvulas, 4 cilindros e duplo comando de cabeçote. A versão sedã será equipada somente com o motor 1.5. Em ambas versões só haverá opção de câmbio manual de 5 marchas.
O veículo será produzido no Brasil e custará a partir de R$ 30 mil reais, podendo chegar a quase R$ 50 mil a versão top de linha com todos os opcionais disponíveis.
Ele terá que surpreender para conseguir tomar uma parcela do segmento. Seus concorrentes são os mais variados: Gol, Voyagem, Novo Palio, Grand Siena, Picanto, Fiesta, Logan, etc.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

10 problemas comuns no Toyota Etios

Nissan Tiida Sedã 2013 – Preços e fotos

Nissan March : o carro popular japonês no Brasil

Quais são os melhores carros da Toyota?