Trabalhar como mecânico – por onde começar?
Muitas pessoas que gostam de veículos, independente do tipo, têm interesse em aprender mais sobre mecânica e talvez atuar na área. O problema é que, muitas vezes, as pessoas não sabem por onde começar.
Para quem se enquadra nesse perfil, a melhor opção para iniciar na área de mecânica automotiva é realizar um curso de qualificação profissional básica no Senai. Depois, ainda é possível fazer uma curso de aperfeiçoamento em determinadas áreas. E o melhor, é que os cursos são realizados em diversas regiões do país.
Há opções de curso para mecânico de automóveis, mecânico diesel, mecânico de motocicletas e mecânico de manutenção automotiva. Além de eletricista automotivo, reparador de carrocerias, pintor automotivo e funilaria.
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- Curso de mecânica de motos, vale a pena fazer?
O curso de mecânico automotivo tem duração de 400 horas e o objetivo de preparar profissionais para realização de manutenção corretiva e preventiva, detecção de falhas e realização de reparos mecânicos em veículos leves.
O centro automotivo do Senai tem uma excelente estrutura ( motores, sistemas e peças expostas de maneira que facilita a visualização e o conhecimento), equipamentos modernos e ótimos professores.
Em Belo Horizonte ele se localiza na Rua Santo Agostinho, 1717 no bairro Horto. No site do Senai você pode descobrir os endereços das outras unidades espalhadas pelo Brasil.
Para quem é de BH (ou está disposto a se mudar para a cidade), recém-formado em algum curso profissionalizante ou em engenharia mecânica e se interessa por um estágio na área, a Oficina High Torque está oferecendo duas vagas remuneradas de estágio com probabilidade de efetivação.
Essa oficina é super conceituada na cidade e especializada em Fiat, mas também atende veículos de outras marcas. Possui pessoal super capacitado e equipamentos de ponta.
Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter entre 18 e 25 anos, gostar da área e não ter muita experiência (quer dizer, sem vícios). Além do currículo, será aplicado um teste prático para que o candidato mostre os seus conhecimentos.
Veja também sobre limpeza de bicos injetores e problemas que podem causar fusão do motor.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Limpeza preventiva de bicos injetores? Precisa ser feita?
Elétrica de autos: vale a pena fazer o curso?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?
Curso de injeção eletrônica! As melhores escolas e quanto custa!
2 comentários para: “Trabalhar como mecânico – por onde começar?”
Joao Carlos Leite
Sou João Carlos
Tenho um gol g4
Quando eu comprei ele tinha 80 mil km
Agora ele está com 177 mil km rodado, eu nunca coloquei aditivo no radiador
Será que posso colocar aditivo?
Já ouvi alguém dizer que si colocar aditivo ele solta a ferrugem e intope o motor?
Será que é verdade?
Aguardo resposta
Estou queren colocar, será que pode??
Já ouvi alguém dizer que si colocar aditivo ele solta a ferrugem e intope o motor??
Será que é verdade?
Equipe Carro de Garagem
Pode, mas terá que fazer um flush no sistema antes e, provavelmente, consertar todos os vazamentos antes de colocar o aditivo.