Tração 4×4, 4×2, reduzida! Como funciona cada uma?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

A suposição comum é que o conjunto 4×4 tem quatro rodas que são movidas ao mesmo tempo. No entanto, isto não é necessariamente verdade. Quando um veículo vai fazer uma curva, o diferencial no eixo compensa o fato de que a roda do lado de fora viaja mais do que a interior. Assim, ela permite um diferencial de velocidade existir entre as duas rodas.

Sendo um dispositivo mecânico, o diferencial cumpre as leis da física, que estabelecem que a energia sempre toma a rota mais fácil. Assim, se uma das rodas está numa superfície escorregadia (como gelo), em seguida, toda a energia vai ser enviada para aquela roda e para longe da roda de tração. O resultado final é que você perde todo o movimento para frente.

Leia também

Quando o modo de quatro rodas de movimentação é ativado, os eixos dianteiro e traseiro são travados em conjunto, de forma que pelo menos uma roda em cada eixo pode ser accionados pelo motor de forma eficaz.

Você pode forçar um veículo 4×2 agir de forma semelhante a um 4×4 na ocasião, pressionando suavemente o pedal de freio para desacelerar a roda que está girando e transferir energia para a roda com tração.

Tração 4x4

Um carro 4×4 tem mais aderência em terrenos acidentados e irregulares do que um carro com tração 4×2 (Foto: bbtraining.com.au)

Vamos explicar abaixo um pouco de cada tipo de tração:

4 x 4 (4WD) –Descreve um veículo que tem tração nas quatro rodas. O primeiro valor é o número de rodas. O segundo é o número de rodas motorizadas.

4 x 2 (2WD) – Refere-se a um veículo com quatro rodas e tração em duas delas. O primeiro valor é o número de rodas. O segundo é o número de rodas motorizadas. Com um 4×2, a potência do motor é transmitida a apenas duas rodas, podendo ser o par de rodas dianteira (tração dianteira) ou o par traseiro (tração traseira).

4 x 4 parcial (part time 4 WD)- Refere-se a um sistema de tração nas quatro rodas, que opera sob demanda e dirige todas as quatro rodas, bloqueando os eixos dianteiro e traseiro em conjunto através de uma alavanca. Ele geralmente inclui duas faixas de velocidade (Hi e Lo). Sistemas 4 x 4 parciais devem ser operados em modo 4 x 4 em piso seco, já que eles são projetados para serem usados ​​apenas em situações específicas, quando a tração extra é necessária.

4 x 4 tempo integral (full-time 4WD) – Descreve um sistema de tração nas quatro rodas que pode ser operado continuamente em todas as superfícies. Um sistema de tempo integral de quatro rodas motrizes pode incluir a opção de tempo parcial de operação (o que lhe permite mudar para 2WD em superfícies secas, por exemplo), e podem ou não ter faixas de velocidade Hi ou Lo.

4 x 4 (A4WD) – Este tipo de sistema de transmissão engata automaticamente quando necessário. Quando os monitores internos sentem diferenças de velocidade individuais nas rodas, o que indica que um pneu está escorregando, então a tração 4×4 é automaticamente acionada.

Mudança em movimento ou “Shift on the Fly” – Este tipo de sistema permite a mudança manual de tração 4×2 para 4x$ Hi sem precisar de uma parada. A maioria dos sistemas tem um limite de velocidade em que você pode envolver o sistema, normalmente abaixo de 90 km/h.

Tração em todas as rodas ou sistema “All-Wheel Drive” (AWD) – Um único sistema de velocidade em tempo integral projetado para fornecer energia para as quatro rodas. O percentual de entrega de potência dianteira/traseira varia de sistema para sistema.

E aí pessoal? ficou mais alguma dúvida? Não deixem de perguntar nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

4 comentários para: “Tração 4×4, 4×2, reduzida! Como funciona cada uma?”

  • Marcos

    Cara você tem como me mandar um esboço dos mecanismos citados para que eu tenha uma ideia de como funciona os eixos se ñ for incomodo claro

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Marcos, infelizmente não temos esses esboços. Mas você pode encontrá-los com facilidade em fóruns de engenharia automotiva.

      Responder
  • Joelson

    Cara, Eu Gostei Muito Dessa Postagem.
    Sou Um Fanático Por Carro Off-Road. Mas, Não Sabia Sobre Esses Diferentes Tipos De Tração.
    Pensava Que Só Tinha 4×4 e 4×2,
    Bloqueio Do Diferecial Achava Que Era Só Na Strada Adventure e No Palio locker 2008

    {Quero ver meu comentario aí, ehm}.

    Ah! Posso mandar instalar tração 4×4 na minha Strada?

    Sempre pensei em fazer isso.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Joelson, até dá pra instalar, mas pode ser um procedimento bem caro, valendo mais a pena comprar um carro com 4×4 de fábrica. Obrigado pelo elogio!

      Responder

Deixe um comentário