Trocou pneus do carro? Veja o que fazer alguns dias depois!
Manutenção dos pneus de veículos automóveis depende de vários fatores. A principal causa de falha do pneu é o atrito do movimento em contato com superfícies de estrada, fazendo com que o piso no perímetro externo dos pneus eventualmente desgaste. Quando o pneu fica com sulcos muito rasos, o pneu está gasto e deverá ser substituído. As mesmas rodas geralmente podem ser usado durante todo o tempo de vida do veículo. Outros problemas encontrados na manutenção dos pneus incluem:
Leia também
- Pneu gastando de um lado só! O que pode ser?
- O Pneu X é bom? Como saber a qualidade antes de comprar?
- Desgaste irregular dos pneus ou acelerado: pode ser causado por falta de pressão, sobrecarga ou mau alinhamento das rodas;
- O aumento de desgaste de um pneu de frente para o lado de fora ou no interior de um carro, frequentemente um sinal de mau alinhamento das rodas.
Pise desgastado completamente, especialmente quando o desgaste sobre o exterior de borracha expõe os fios de reforço no interior é o chamado “pneu careca” e deve ser substituído o mais rapidamente possível. Por vezes, os pneus com banda de rodagem desgastada são tapados, isto é, uma nova camada de borracha com ranhuras é colada sobre o perímetro exterior de um pneu gasto. Uma vez que esta ligação pode se soltar Ocasionalmente, pneus novos são considerados superiores sobre os recauchutados.
O que fazer depois de trocar os pneus do meu carro?
Você terá que basicamente alinhar e balancear seu veículo novamente. Dependendo do motivo da troca, como um desgaste irregular e completamente fora do normal, poderá ser necessária uma avaliação da situação geral do veículo para saber se o problema foi causado mesmo pelos pneus ou outra causa qualquer. Ou seja, mesmo depois de todos os pneus trocados, é necessário voltar ao mecânico para fazer uma última verificação de todo o veículo, assim como saber se as rodas e pneus estão funcionando corretamente.
Recomendamos que nos próximos 1000 km rodados após uma troca de pneus o motorista tome um cuidado especial com as rodas e pneus, verificando se há folgas ou barulhos incomuns. Isso pode indicar um serviço mal feito ou problemas com os novos pneus, incluindo especificações diferentes das que o fabricante do pneu recomendou.
Ande devagar nos primeiros dias após a troca para se acostumar com a nova dirigibilidade de seu veículo. Além disso, é necessário um tempo para que você confirme que tudo se assentou corretamente.
Mais ainda: Uma atenção especial para seu estepe!
Veículos , tipicamente, têm um pneu sobressalente , já montado em um aro , para ser usado em caso de pneu furado ou vazio. Muitos pneus para os carros modernos são menores do que os pneus normais e não deve ser levados muito longe antes de reposição com um pneu de tamanho normal. Alguns modelos de veículos modernos podem usar pneus de reposição convencionais. Macacos para a substituição de emergência de um pneu furado com um pneu sobressalente estão incluídos com um carro novo. Latas de ar comprimido às vezes pode ser comprado separadamente para conveniente recarga de emergência de um pneu ou usar uma bomba de pé que pode ser comprada separadamente.
Alguns carros modernos e caminhões são equipados com pneus Run Flat , que podem ser conduzidos com um furo a uma distância de 80 km para 100 km. Isso elimina a necessidade de uma parada imediata e o associado serviço de reboque caro ou troca de pneus.
Curiosamente, os pneus realmente obtém mais tração quando eles estão carecas, porque não há mais área de superfície de fazer contato com a estrada. A razão de uso do consumidor pneus têm degraus é evitar a aquaplanagem quando a superfície da estrada é molhada ou gelada.
Cuidados com a posição do pneu
Pneus dianteiros , especialmente em veículos de tração dianteira , têm uma tendência a se desgastar mais rapidamente do que os pneus traseiros. Manutenção de rotina , incluindo a rotação dos pneus (trocar os pneus dianteiros e traseiros uns com os outros) muitas vezes é feito periodicamente para facilitar o desgaste uniforme dos pneus.
Quanto à pressão dos pneus?
A pressão adequada situa-se no manual do proprietário. Por causa de fugas lentas ou alterações no tempo ou outras condições, a pressão dos pneus ocasionalmente pode ter que ser corrigida, normalmente através da haste de válvula, com ar comprimido geralmente disponível nos postos de combustível. Tome cuidado para não andar mais de 1000 m antes de encher o pneu pois o aquecimento destes influenciará a pressão interna.
Sub- inflação dos pneus também pode causar o desgaste prematuro dos pneus. Muitos veículos modernos possuem sistemas de monitoramento da pressão dos pneus e carros mais velhos tipicamente equipados com sistemas de monitoramento indiretos, como válvulas que você deve usar para esta verificação.
Alguma dica que esquecemos aqui? Então não deixe de nos lembrar nos comentários abaixo!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Pneu radial ou convencional! Sua moto usa o correto?
Medidas de pneus para carros
O que fazer com seu pneu usado? Vale alguma coisa?
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?