Tudo que você precisa saber sobre rodas esportivas para carros

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

O mundo dos pneus de desempenho não é tão claro quanto a maioria de nós gostaria que fosse. Como escolher uma roda esportiva para seu veículo? O que é importante saber? Continue lendo para descobrir qual par você deve selecionar e o que as várias camadas de pneus de desempenho realmente adicionam.

Rodas de carros esportivas para todas as estações ou para o verão?

Por que os conjuntos de pneus de verão são famosos como os melhores pilotos? Para maximizar a tração em temperaturas mais baixas, pneus para todas as estações tendem a trocar uma boa dose de aderência. É por isso que, se você está procurando um desempenho elevado na estrada seca, quer continuar com uma série de pneus de verão ou de três estações.

Leia também

Note que a maioria dos pneus de verão se torna quase inútil quando a temperatura cai e as estradas ficam escorregadias. Esses pneus de desempenho são construídos para manuseio otimizado em condições secas a temperadas.

É hora de dar uma olhada em um fator de classificação de pneus que muitos motoristas estão interessados ​​em descobrir: classificação de velocidade.

Classificação de velocidade de roda de carro esportiva

A letra final da sequência de dimensionamento de sete partes de um pneu (localizada na parede lateral de um pneu) indica a velocidade máxima máxima que o pneu pode suportar. Por exemplo, os sedãs e vans familiares costumam usar pneus da classe S, uma classificação de 180 km/h. Onde os pneus de desempenho estão na lista? Alguns passos acima de S, nas letras H a Y. Confira a seguinte tabela para as velocidades de pneu associadas:

H: 210 km/h, voltado para Sedãs Esportivos e Coupés

V: 240 km/h, voltado para Sedãs e Carros Esportivos

W: 270 km/h, voltado para Carros esportivos exóticos

Y: 300 km/h, voltado para Carros esportivos exóticos

Pneus esportivos

Pneus esportivos devem ser escolhidos corretamente pra seu veículo ter a melhor performance possível. (Foto: ShopPMLIT)

Tipo de Pneu 1: Pneus de Verão de Alto Desempenho

Projetado para melhor aderência e manuseio uniforme em altas velocidades, os pneus de verão de alto desempenho são os pneus padrão comuns que os fabricantes instalam como equipamento original em novos sedãs esportivos. Eles geralmente carregam uma classificação de velocidade de H, o que indica que eles podem gerenciar um máximo de 210 km/h. Confiável em condições secas, este tipo de pneu aguenta a chuva ligeira na estrada, mas não é recomendado para chuvas fortes ou baixas temperaturas.

Tipo de Pneu 2: Pneus de Verão de Ultra-Alto Desempenho

Os pneus de verão de alto desempenho são pneus de baixo perfil com resposta de direção elevada, projetados para controle e curvas ideais em velocidades de até três dígitos. Estes pneus de verão usam classificações de velocidade V ou superior, o que os torna qualificados para mais de 240 km/h.

Se manter alguma sensação de conforto de condução para vários passageiros é uma das suas prioridades, estes pneus ou pneus de Verão de alto desempenho (tipo de pneu 1) são a sua melhor aposta.

Ao longo do mesmo passo, se você estiver pensando em pneus com tração diária, os pneus de desempenho ultra-alto são considerados o conjunto de nível superior que é sensato para a condução diária.

Tipo de Pneu 3: Pneus de Verão Máximo Desempenho

A próxima configuração da cadeia de pneus de desempenho é a máxima performance dos pneus de verão, um pneu de perfil ultra-baixo reservado para os proprietários que pensam na corrida de desempenho com um carro esportivo exótico. Os pneus de máximo desempenho marcam onde as capacidades da estrada molhada desaparecem, então use esses pneus em corridas de dia ensolarado, onde o desempenho em nível de competição é necessário.

Tipo de Pneu 4: Pneus de Verão com Desempenho Extremo

Motorheads sérios buscando aderência insana e desempenho equivalente a trilhos se transformam nos pneus de verão de desempenho extremo. Essas garras implacáveis ​​traduzem o poder do carro para seus esforços de aceleração e de curvas por meio de padrões de piso de grandes blocos e construções internas fortificadas. Como a nata da colheita, pneus de verão de desempenho extremo só são satisfatórios para correr seco e deveria ser reservado para seus testes de direção na pista.

Aros de carros esportivos

Assim como o pneu, o aro esportivo também é necessário para o melhor desempenho e proveito.  Existe alguma confusão sobre o que realmente é um aro. Muitos consumidores usam este termo de forma intercambiável com “roda”, mas isso cria confusão que pode levar a erros ao tentar escolher os aros corretos para o seu veículo. Entender o que é um aro, como ele se encaixa em rodas de peça única e de múltiplas peças e como combinar aros com seus pneus são os primeiros passos importantes para comprar com sucesso os aros certos.

O que é um aro?

Um aro é a borda externa de uma roda e segura o pneu firmemente no lugar para que o pneu possa girar em conjunto com o resto da roda. O aro se conecta ao cubo da roda através de raios. Muitos consumidores usam o termo “aro” para descrever a roda inteira, inclusive a parte tecnicamente considerada o aro, e os consumidores também podem usar o termo “aros” como um pedante para descrever rodas de revenda atraentes. Para os fins das informações abaixo, “aros” são rodas de substituição compradas como uma atualização sobre as rodas montadas em um veículo durante a montagem da fábrica.

Aros em Rodas Individuais e Rodas Multi-Peças

Os consumidores podem comprar aros como parte de rodas de peça única ou como peças separadas para se ajustarem a rodas de várias peças. Muitos fabricantes de rodas colocam o aro, o cubo e os raios juntos em rodas de peça única, enquanto outros fabricantes lançam essas peças separadamente e as conectam umas às outras. Rodas de peça única tendem a custar menos do que as de várias peças, mas também exigem a substituição de toda a roda se o dano ocorrer em apenas uma parte dela. Os consumidores podem substituir apenas os aros em rodas de várias peças, se necessário.

Aros de correspondência para pneus

Se você gostaria de manter os pneus que você usa atualmente para o seu veículo e comprar apenas novos aros, é importante combinar os novos aros aos seus pneus. Na maioria dos casos, o diâmetro total do aro e do pneu em conjunto permanece o mesmo, mesmo com o aumento do diâmetro do aro, o que você consegue ao encaixar um pneu com uma parede lateral menor em um aro com diâmetro maior. Se você quiser combinar as jantes com seus pneus, suas novas jantes devem ter o mesmo diâmetro que as antigas. Você também deve prestar atenção à largura de um conjunto de aros, pois isso também deve ser o mesmo que a largura de seus pneus.

Além de manter o diâmetro do aro, você deve garantir que suas novas jantes tenham o mesmo padrão de parafuso que as antigas. Seu veículo tem um número definido de parafusos para fixar as rodas, para que seus novos aros tenham o mesmo padrão de parafuso para garantir a compatibilidade entre os novos aros e o veículo.

Escolha os aros corretas para o seu veículo de acordo com o desempenho e o estilo pois os aros tem um grande impacto no desempenho e aparência do seu veículo. Aprender como os aros podem afetar a dirigibilidade e estilo de um veículo ajuda a selecionar os modelos corretos para o seu veículo.

Melhorando o desempenho com novos aros e pneus

Você também pode optar por melhorar o desempenho do seu veículo adquirindo novos aros e pneus juntos. A alteração do tamanho dos aros pode alterar o modo de condução do veículo e o material dos aros também pode afetar o desempenho das seguintes maneiras:

Tamanho

O aumento do diâmetro da jante geralmente encurta a parede lateral do pneu, melhorando assim a aderência do pneu na estrada e a resposta do manejo e direção do veículo. Alargar o aro melhora a estabilidade do pneu nos cantos, alguns dos quais seriam perdidos se o aro fosse apenas mais alto e não mais largo. O Plus Sizing é o conceito de aumentar o diâmetro e a largura do aro e adicionar um pneu com uma parede lateral mais curta.  Você também pode adicionar aros e pneus maiores com uma lateral mais alta ao seu veículo, mas você deve se certificar de que há espaço suficiente para o pneu girar sem bater no para-lama. Aumentar o raio global do pneu e do aro em conjunto também pode abrandar o seu veículo e diminuir a eficácia da frenagem ABS.

Material

As bordas são geralmente feitas de alumínio ou aço. O primeiro pesa menos, o que ajuda seu veículo a economizar gás, enquanto o último material é mais pesado, tornando-o mais durável. Também é mais provável que você sinta solavancos na estrada quando tiver aros mais pesados, pois as vibrações do impacto se transferem pela suspensão do seu veículo. Muitos aros de alumínio são uma liga composta principalmente de alumínio misturado com alguns metais mais fortes. Aros de alumínio também tendem a dissipar o calor do freio de forma mais eficaz do que as bordas de aço.

Considerações sobre estilo

As opções são ilimitadas quando se trata de escolher o estilo de aros que você deseja para o seu veículo. Os fabricantes de aros de pós-venda criam todos os tipos de designs com diferentes padrões e cores de raio. O cromo acrescenta um brilho perceptível ao seu veículo, mas os aros pretos também podem dar ao seu veículo uma apelação na calçada. Jantes ou acentos vermelhos, por outro lado, fornecem uma aparência original e personalizada. Aumentar o tamanho do aro é um aspecto importante do estilo de um veículo. Os aros tendem a tornar o veículo mais atraente, mesmo que o diâmetro total do pneu-mais-aro permaneça o mesmo. Aros maiores dão para as caminhonetes e SUVs uma presença mais marcante na estrada.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário