Uniformes para oficina, como escolher?
O mecânico que tem tempo para considerar seu guarda-roupa provavelmente está mais preocupado com o aluguel, do que com o que está vestindo. A maioria dos mecânicos ouvem pistas de uniformes dos mecânicos que os treinaram ou acabam com o que for mais barato.
Então você começa a trabalhar mal parando o tempo suficiente para lavar seus uniformes sujos e muito menos reconsiderar o que está vestindo. É um erro.
Por que se preocupar com uniformes de oficina?
Seu conforto não afetará apenas o desempenho e a satisfação no trabalho, mas também a segurança e a velocidade do trabalho. Se você é motivado por dinheiro ou produção, é o máximo que você precisa saber.
Leia também
A boa notícia para a mecânica é que existe uma solução perfeita que cobre tudo, literalmente. Para os mecânicos que não podem usar um macacão por um motivo ou outro, há várias armadilhas a serem evitadas por motivos como necessidade de uma identidade visual para a empresa, segurança dos mecânicos, e praticidade.
Vamos começar com a solução mais abrangente de todas.
Fardamento de oficina mecânica: macacão
O que alguns preferem chamar de macacão de mecânico, o macacão de trabalho faz a roupa mecânica ideal melhor e além de um robusto par de calças. Voltaremos às calças em um segundo.
Eis por que os macacões são melhores: eles cobrem tudo. Se alguém fosse tão inclinado, ele poderia usar macacão com botas e nada mais sem ofender nenhuma lei de indecência.
Embora a área do zíper possa ficar um pouco esquecida, tecnicamente seu corpo estaria coberto e muitos casos protegidos dos piores elementos de uma oficina. A única desvantagem desse equipamento (além de qualquer descompactação inesperada) é que nem todos os mecânicos trabalham em oficinas frias. Eles superaqueceriam.
Nos meses quentes de verão e em locais agradáveis, o macacão não é prático. Para matar esta fera, você precisa decidir o que mais importa para você, conforto ou proteção?
Se você não pode usar um macacão sem arriscar a exaustão pelo calor, não faça isso. Existem muitas outras opções que você pode montar para fazer um uniforme mecânico completo que servirá bem.
Mas se você pode usar um macacão, considere melhores com 65% de poliéster ou outras misturas, pois tecidos mistos oferecem melhor proteção contra manchas de líquidos.
Calças de farda para mecânico
Se você não pode usar um macacão, não terá escolha a não ser usar calças. Shorts geralmente não são uma opção inteligente em qualquer garagem e são proibidos na maioria das empresas.
Dada a escolha, a maioria dos mecânicos optará por uma calça de algodão, considerando o conforto do algodão em relação aos sintéticos. Embora possa ter sido verdade que os sintéticos não respiravam ou tinham vontade de usar uma sacola plástica, eles percorreram um longo caminho.
Hoje, o poliéster não é o poliéster usado por seus pais. De fato, você pode achar surpreendente saber que muitos dos seus produtos mais reclusos são de poliéster devido à criação de microfibras.
Os fabricantes de têxteis descobriram como fabricar fibras mais microscopicamente finas para que se sintam mais como fibras naturais contra a pele.
O melhor dessa tecnologia é que você retém todos os benefícios dos produtos sintéticos, como não esticar ou encolher na lavagem e as chances de manchas aparecerem. Um par de calças mecânicas de poliéster hoje é muito mais macio do que você imagina.
É claro que, como precisam ser resistentes, provavelmente não vão superar o conforto do algodão, mas você deve se perguntar: com que frequência estou disposto a comprar calças novas?
Se você trabalha com um fluxo interminável de dinheiro e o conforto das fibras naturais rege sua bússola de compras, talvez não se importe com a frequência com que as calças de algodão são manchadas. Você pode não se importar em ter que substituí-los constantemente.
Busque misturas de poliéster, algodão e elastano, que são tecidos em uma tela que tolera abuso sem fim, desde os joelhos de dupla camada até a costura reforçada. Mas, eles são confortáveis, cortados livremente e totalmente abastecidos com bolsos como um par de calças cargo de fim de semana.
Camisas de oficina mecânica
Mesmo para o mecânico que usa macacão, uma camisa de algum tipo geralmente será usada. Dito isto, se você estiver enfiando uma camisa de mangas compridas e abotoada por baixo do macacão, poderá estar vestido demais para não mencionar desconfortável.
A maioria dos mecânicos faz bem em usar pelo menos uma camiseta por baixo do macacão, se não uma camisa de manga curta com gola. Se você trabalha em algum lugar realmente frio, no Alasca ou no norte de Minnesota, pode preferir usar mangas compridas.
Nesses casos, você provavelmente também está vestindo uma jaqueta. Voltaremos às opções de jaqueta em um segundo.
Para os mecânicos que usam macacões, uma camisa de mangas curtas é o que você deseja, caso fique muito quente e precise retirar uma camada. Não há nada errado em descompactar o macacão na cintura e amarrar os braços ao seu redor como uma solução temporária.
Casaco ou jaqueta para mecânico
Enquanto o macacão faz a maior parte do trabalho pesado em uma roupa mecânica, a peça que define a moda de alguém é a jaqueta. Algumas pessoas nunca olham para baixo de nossos rostos, mas sempre percebem uma jaqueta afiada. Isso também significa que eles percebem um desleixado também.
Uma jaqueta mecânica não só tem uma boa aparência para lidar com clientes, mas também para mantê-lo aquecido e resistir a manchas. É pedir muito de uma peça de roupa.
Sem mencionar, jaquetas tendem a ser um dos artigos com preços mais altos no uniforme de um mecânico.
Por esse motivo, é melhor considerar algo como uma jaqueta com bolsos.
Elegante, forrado e isolado, nesta categoria, você encontrará exatamente ZERO casacos de algodão por todos os motivos óbvios. Eles simplesmente não suportam os rigores do trabalho de um mecânico.
Para finalizar seu uniforme ideal, você precisará de um par de botas e talvez um boné. Obrigatório também serão as luvas para o trabalho, óculos de proteção e proteção auricular.. Coloque-se em um par de macacões confortáveis e termine o dia. Bem, talvez também um par de cuecas boxer, mas você entendeu o básico.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como escolher uma oficina para levar seu veículo?
Concessionárias x Oficinas particulares : Onde levar seu carro?
Tecido impermeável para capa do banco do carro, qual usar?
O que fazer quando nem a concessionária resolve o defeito do carro?