Vale a pena trocar as rodas de ferro por rodas estilizadas?
A melhor maneira de te ajudar a responder esta pergunta é te apresentando as características e observações encontradas nesta troca e na utilização das rodas estilizadas. Para ficar por dentro de tudo isso, basta você acompanhar com muita atenção este nosso artigo.
Sem sombra de dúvida a primeira coisa que os mais apaixonados por carros pensam em mudar são as rodas. Claro que vão aparecer pessoas dizendo que não, que é outras partes, mas estamos falando do item que está na cabeça da maioria.
Esta mudança é visando sempre colocar rodas maiores e de alumínio ou outra liga leve. Todos devem saber que esta alteração não é tão simples e ela interfere diretamente no comportamento do veículo em sua dirigibilidade e estabilidade.
Leia também
Este quadro pode piorar ainda mais caso as rodas não sejam realmente novas e ainda forem de procedência duvidosa, além de ter alguns tipos de rodas que estão fora da especificação aconselhada para o seu veículo.
A primeira dica importante que podemos te dar é que sempre que pensar em instalar uma roda maior em seu carro, você deve preocupar-se demais em manter a mesma relação de diâmetro do conjunto original.
Se este diâmetro de fábrica for alterado, você terá problemas nas indicações de velocímetro, relações de câmbio e existiram problemas até mesmo na bitola do carro. As boas lojas que trabalham com este tipo de serviço geralmente possuem uma tabela de conversão.
Já na troca que você efetuar a relação for mantida dentro dos valores, certamente você não terá problemas como os citados anteriormente, por isso, sugerimos que vocês prestem bastante atenção na hora de fazer esta mudança.
Confira mais problemas que pode ocorrer caso você faça uma troca fora dos padrões aconselhados:
- Perdas de rendimento
- Aumento de consumo de combustível
- A relação de câmbio será alongada
- Carros equipados com computador de bordo, certamente vão passar informações de consumo e quilometragem erradas.
Outro ponto importantíssimo a ser observado nas trocas é em relação aos parafusos. Isso deve ser redobrado no caso de trocar as rodas originais por esportivas não-originais. Entenda o porquê desta preocupação abaixo:
Nas rodas originais a fixação é feita em buchas de aço, contando com superfície cônica. Já no caso das rodas esportivas, esta fixação é feita diretamente no próprio material.
Fizemos questão de citar os cuidados que todos devem tomar nesta troca, pois muita gente não tem noção destas diferenças e riscos. Agora você sabe que não é apenas pagar o preço e a diferença de uma roda para a outra, você deve analisar entre as opções que você pode colocar, qual delas seria a que mais te agradou.
Quanto à beleza não temos o que falar, é quase impossível encontrar alguém que ache um carro feio após a troca por rodas estilizadas. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre este assunto, você trocaria? Você acha que a diferença de preço é compensada pela beleza depois? Conte-nos tudo que você pensa, pois adoramos interagir com a opinião do nosso leito!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como tunar um carro?
Reforma de rodas é seguro?
Alinhamento de rodas traseiras! Precisa no seu carro?
Rodas ou calotas? Vantagens de cada opção!
Um comentário para: “Vale a pena trocar as rodas de ferro por rodas estilizadas?”
Rildo
Foi muito bom para mim porquer eu quero compra.