Vantagens e desvantagens de um carro híbrido no Brasil?
Os carros híbridos estão se tornando mais populares e mais comuns. Basicamente, um carro híbrido é aquele que usa dois ou mais motores, isto é, um motor elétrico e um motor convencional (gasolina/etanol ou diesel). O motor elétrico alimenta o carro em velocidades mais baixas e o motor a combustível o alimenta em velocidades mais altas. Um carro híbrido como o Toyota Prius e o Honda Civic Híbrido não apenas conservam combustível, mas também produzem menos emissões de CO2.
Embora os veículos híbridos agora estejam crescendo em popularidade, ainda poucas pessoas o estão realmente usando principalmente devido à falta de conhecimento de como os veículos híbridos funcionam e se são tão bons quanto outros veículos movidos a combustível.
Leia também
- Carro FLEX não reconhece combustível? O que fazer?
- Carro que não consome muito combustível, como escolher?
Mas no Brasil, vale a pena ter um carro híbrido? Vamos entender.
Como funcionam os carros híbridos no Brasil?
Os veículos híbridos-elétricos combinam a vantagem do motor de combustão interna ou dos motores a gasolina e dos motores elétricos que usam energia armazenada em baterias. As principais áreas de desempenho são frenagem regenerativa, fontes de energia dupla e menos inatividade.
1. Freio regenerativo
Além da carga das baterias através da conexão em um carregador, a bateria é carregada com a ajuda da frenagem regenerativa e pelo mecanismo de combustão interna. Ajuda a transformar a energia cinética produzida pelo carro em movimento em energia elétrica armazenada de volta nas baterias.
O motor elétrico alimenta o veículo e resiste ao seu movimento. Quando você aplica freios para desacelerar, essa resistência diminui a velocidade roda e recarrega simultaneamente as baterias.
2. Fonte de energia dupla
Dependendo das circunstâncias de direção, a energia pode vir do motor, do motor ou de ambos. O motor elétrico está em uso em baixas velocidades. Quando você pega a velocidade, seu motor de combustão entra em ação. Depois, a bateria elétrica se recarrega usando o motor de combustão. O motor elétrico também fornece energia adicional para ajudar o motor a acelerar ou escalar.
3. Ligar-Desligar automático
Quando o veículo para, ele desliga automaticamente o motor e o reinicia quando o acelerador é pressionado. Esta automação é muito mais simples com um motor elétrico.
A energia adicional fornecida pelo motor elétrico pode potencialmente permitir um motor menor. A bateria não apenas com cargas auxiliares de energia, mas também reduz a marcha lenta do motor quando para. Esses recursos resultam em uma melhor economia de combustível sem dificultar o desempenho.
4. Combustíveis alternativos para carros híbridos.
Enquanto a maioria das pessoas associa veículos híbridos ao tipo que usa eletricidade como seu principal combustível alternativo, existem mais opções disponíveis agora. Existem carros que usam tecnologias híbridas com propano e gás natural também.
Um carro híbrido é melhor definido como um veículo que possui um motor que pode alternar entre combustível fóssil e uma fonte de combustível alternativa. Por outro lado, existem carros elétricos que usam baterias recarregáveis e têm suas vantagens e desvantagens.
Vantagens de um carro híbrido no Brasil
Aqui estão algumas das principais vantagens de ter um carro híbrido:-
1. Ambientalmente amigável
Uma das maiores vantagens de um carro híbrido sobre um carro movido a gasolina é que ele é mais limpo e tem uma melhor milhagem de gás, o que a torna ecológica. Um veículo híbrido é executado em motor gêmeo (motor a gasolina e motor elétrico) que reduz o consumo de combustível e conserva energia.
2. Benefícios financeiros
Os carros híbridos são apoiados por muitos créditos e incentivos que ajudam a torná-los acessíveis. As contas fiscais anuais mais baixas e a isenção de taxas de congestionamento vêm na forma de menos quantia de dinheiro gasto no combustível. Isso sem contar as economias em combustível, já que você vai economizar muito graças aos motores elétricos.
3. Menos dependência de combustíveis fósseis
Um carro híbrido é muito mais limpo e requer menos combustível para funcionar, o que significa menos emissões e menos dependência de combustíveis fósseis. Isso, por sua vez, também ajuda a reduzir o preço do combustível no mercado doméstico.
4. Sistema de frenagem regenerativa
Cada vez que você aplica o freio enquanto dirige um veículo híbrido, ele ajuda a recarregar um pouco a bateria. Um mecanismo interno inicia que captura a energia liberada e a usa para carregar a bateria, o que, por sua vez, elimina a quantidade de tempo e a necessidade de parar para recarregar a bateria periodicamente.
5. Construído a partir de materiais leves
Os veículos híbridos são compostos de materiais mais leves, o que significa que menos energia é necessária para ser executada. O motor também é menor e mais leve, o que também economiza muita energia.
6. Assistência do motor elétrico
O motor elétrico auxilia o motor de combustão interna em caso de acelerar, passar ou escalar uma colina.
7. Motores menores
Os motores a gasolina usados em carros híbridos são geralmente pequenos, leves e altamente eficientes, pois não precisam alimentar o carro sozinho.
8. Iniciar e parar automáticos
Nos carros híbridos, o motor é desligado automaticamente quando o veículo está ocioso e começa quando o acelerador é pressionado. Em comparação com os veículos híbridos tradicionais, os PHEVs podem gerar distâncias mais longas a velocidades mais altas. Os veículos de células a combustíveis de hidrogênio têm emissões de energia mais baixas porque emitem apenas vapor de água e ar quente.
9. Unidade somente elétrica
Veículos híbridos podem ser conduzidos inteiramente com eletricidade. Isso geralmente acontece enquanto se move em baixas velocidades, quando o motor está em marcha lenta em um semáforo ou quando o motor inicia. Normalmente, o motor de combustão interna começa a operar apenas em velocidades mais altas, onde tem mais eficiência. Isso ajuda a aumentar a eficiência geral de combustível do veículo.
10. Valor de revenda mais alto
Com um aumento contínuo no preço da gasolina, mais e mais pessoas estão se voltando para carros híbridos. O resultado é que esses veículos verdes começaram a comandar valores médios de revenda média. Portanto, caso você não esteja satisfeito com o seu veículo, sempre pode vendê-lo a um preço premium para os compradores que procuram.
Existem muitas vantagens em possuir um carro híbrido. O que você mais gostará é como isso ajuda você a controlar seu orçamento, pois os preços dos combustíveis continuam a aumentar. O outro benefício que não é visto diretamente é como possuir e impulsionar um carro híbrido afeta o meio ambiente. Reduz a dependência de combustíveis fósseis e reduz sua marca de carbono no meio ambiente.
Desvantagens de um carro híbrido no Brasil
Há desvantagens em possuir um carro híbrido, mas provavelmente não são o que você pensa. Os carros híbridos não têm tanta potência quanto os carros a combustível, e podem ter problemas com a condução ou o reboque. As desvantagens dependerão do tipo de combustível híbrido que seu veículo usa.
Aqui estão algumas das desvantagens de um carro híbrido:-
1. Menos potência
Os carros híbridos são motoras com gêmeos. O motor a gasolina, que é a principal fonte de energia, é muito menor em comparação com o que você obtém em carros movidos a um monomotor, enquanto o motor elétrico é de baixa potência. A potência combinada de ambos geralmente é menor que o de um motor movido a gasolna. Portanto, é adequado para a condução na cidade e não para velocidade e aceleração.
2. É muito caro
A maior desvantagem de ter um carro híbrido é que ele pode queimar um buraco no seu bolso. Os carros híbridos são comparativamente mais caros que um carro de gasolina regular e podem custar o dobro do que um carro de categoria semelhante. No entanto, esse valor extra pode ser compensado com menores custos de uso do veículo.
3. Dirigibilidade diferente no veículo híbrido
Um carro híbrido abriga um motor movido a gasolina, um motor elétrico mais leve e um pacote de baterias poderosas. Isso adiciona peso e consome o espaço extra no carro. O peso extra resulta em ineficiência de combustível e os fabricantes reduzem o peso, o que resultou em redução do motor e redução de bateria e menos suporte na suspensão e no corpo.
4. Custos de manutenção mais altos no carro híbrido
A presença de um motor duplo e a melhoria contínua na tecnologia dificultam a reparação da mecânica o custo do carro e a manutenção. Também é difícil encontrar um mecânico com essa experiência, ainda mais que este tipo de veículo é tão incomum ainda.
5. Acidente de alta tensão nas baterias
Em caso de acidente, a alta tensão presente dentro das baterias pode ser letal para você. Há uma grande chance de você ser eletrocutado nesses casos, o que também pode dificultar a tarefa de resgatadores para tirar outros passageiros e motoristas do carro.
6. A substituição da bateria é cara
Segundo relatos de carros verdes, a substituição da bateria de veículos híbridos é atualmente rara. No entanto, se uma bateria precisar ser substituída, poderá ficar caro.
7. Descarte e reciclagem de bateria
As baterias que estão no final de seu ciclo de vida úteis podem ser recicladas para colher materiais utilizáveis para redirecionar. Isso remove o desperdício do meio ambiente. Mas, o principal problema da reciclagem está na taxa de coleta de baterias de veículos.
O mesmo problema está na reciclagem de baterias de lítio em eletrônicos móveis. Embora o lítio seja 100% reciclável, extrair custa demais para torná-lo de alto valor econômico. Isso só é feito devido a mandatos federais e/ou propósitos ecológicos.
8. Problemas de células a combustível de hidrogênio
A fonte de hidrogênio pode ser fontes “limpas”, como energia solar ou eólica ou fontes sujas como carvão e gás natural. O fornecimento de carvão e gás natural prejudica o motivo ecológico para o uso de veículos de células a combustíveis de hidrogênio.
A produção de hidrogênio também é cara e as células de combustível precisam ser reabastecidas em uma estação de hidrogênio. Atualmente, essas estações estão localizadas apenas na Califórnia e perto de Toronto.
Carro híbrido no Brasil vale a pena?
Decidir se um carro híbrido é ou não adequado para você envolve mais do que apenas um desejo de ser ecológico. Você precisa olhar para os recursos da sua área que podem ajudá-lo a manter e sustentar o carro.
Dependendo do tipo de carro que você compra, você pode precisar de mecânicos familiarizados com ele ou uma fonte de combustível alternativa. Você também deve analisar quaisquer créditos ou descontos que possam estar disponíveis para ajudá-lo a reduzir o custo de compra do carro.
Mesmo se você comprar um carro híbrido, há mais que você pode fazer para diminuir seu efeito no meio ambiente. Uma das considerações mais importantes é como você dirige. Você pode substituir muitas de suas viagens de carro usando transporte público, caronas ou até andar de bicicleta.
Além disso, planejar usar o carro com mais eficiência pode reduzir o número total de viagens que você está fazendo a cada semana. Híbrido ou não, quanto menos você dirige, melhor será para o meio ambiente. Você também deve considerar mais o motorista do carpool se for o híbrido, isso também pode ajudar a economizar energia e diminuir a poluição.
O quer acham de carros híbridos? Voc~es comprariam um? Qual?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caminhão elétrico, como funciona este motor?
Kit de hidrogênio veicular e para moto! Funciona?
Carregar ou trocar a bateria do carro? O que fazer?
Diagnóstico simples: Por que seu carro ou moto não quer pegar?