Vazamento de água perto da correia dentada, o que fazer?
Vazamentos de líquido de arrefecimento são precursores de um grande problema no motor, e consertá-los deve ser de alta prioridade. Por quê? O líquido de arrefecimento do motor mantém as temperaturas de operação do motor na melhor faixa para desempenho e economia de combustível.
Se o motor estiver muito frio, o combustível não vaporiza tão facilmente, levando a um desempenho insatisfatório e ao aumento do consumo de combustível.
Se o motor estiver muito quente, o combustível poderá entrar em combustão em vez de faísca, detonação, o que pode causar sérios danos ao motor. O calor excessivo também pode deformar o motor, danificando-o permanentemente.
Leia também
Mas e quando esse líquido está vazando perto da correia dentada?
O que é o líquido de arrefecimento do motor?
O líquido de arrefecimento do motor é principalmente água e etilenoglicol ou propilenoglicol, com vários aditivos, como inibidores de ferrugem, lubrificantes e corantes. Sozinha, a água congela a 0 ° C e ferve a 100 ° C, tornando-a inadequada como refrigerante do motor. Mesmo sob uma tampa de pressão de 16 psi, a água pura iria ferver 122 ° C, o que poderia ser bom em climas mais quentes, mas iria congelar durante a noite em climas de inverno.
A adição de glicóis aumenta a faixa de temperatura do líquido da água, evitando o congelamento e a ebulição em temperaturas extremas. A mistura típica de água / líquido refrigerante 50/50 reduz o ponto de congelamento para -37 ° C e eleva o ponto de ebulição para 106 ° C. Uma mistura 30/70 vai ainda mais longe, baixando o ponto de congelamento para -55 ° C e elevando o ponto de ebulição para 113 ° C. Alguns chamam de anti-congelante, mas isso é apenas um efeito colateral da função de refrigeração do motor. A adição de pressão aumenta ainda mais o ponto de ebulição, até 130 ° C para uma mistura de 50/50.
Sintomas de vazamentos de líquido de arrefecimento
Um novo motor normalmente é capaz de manter seu refrigerante nas passagens do radiador, mangueiras e líquido refrigerante. No entanto, danos, desgaste, corrosão e outros problemas podem causar facilmente vazamentos de líquido refrigerante. Se você suspeitar que você pode ter um vazamento de refrigerante, procure esses sintomas.
Vazamento de água perto da correia dentada e em outras partes do motor
Se você vir uma poça no chão ou sentir o cheiro de líquido de arrefecimento no carro, você descobriu um sério sinal de vazamento de líquido refrigerante que precisa ser reparado antes que cause sérios danos ao seu motor. Procure por uma poça vermelha, cor-de-rosa, verde ou azul reveladora embaixo do seu carro ou dentro do carro, assim como resíduos em qualquer parte do sistema de resfriamento.
Superaquecimento do motor virá junto com vazamentos
Quando o líquido refrigerante vazar, o ar tomará o seu lugar. Como o ar é compressível, o ponto de ebulição diminuirá, permitindo que parte do líquido de resfriamento entre no vapor. O ar e o vapor são ótimos isolantes e impedirão que o sistema de resfriamento expulse o excesso de calor. Se o indicador de temperatura estiver indo na direção da zona vermelha ou se você vir uma luz de advertência de temperatura, talvez você tenha um vazamento de líquido de arrefecimento, mesmo que não consiga vê-lo.
Fumaça branca vinda do motor
Se você vir fumaça branca no escapamento, mesmo depois de aquecer o veículo, isso pode indicar um vazamento interno no motor, talvez uma falha do bloco rachado ou da cabeça do cilindro ou do cabeçote. Sob pressão, o líquido refrigerante pode ser forçado para dentro do cilindro, virando vapor toda vez que o cilindro é acionado.
Radiador borbulhante
As bolhas no radiador ou no tanque de transbordamento indicam que os gases de combustão estão sendo forçados a entrar no sistema de resfriamento. Este é um sinal de vazamento de líquido refrigerante, mas também pode ser causado por rachaduras no motor, na cabeça ou na vedação da cabeça.
Soluções para vazamento de água na correia dentada ou motor
A solução mais óbvia de vazamento de refrigerante é encontrar e consertar o vazamento, mas encontrar o vazamento nem sempre é uma tarefa fácil. Aqui estão algumas das maneiras mais comuns causas de um vazamento de refrigerante e como corrigi-los.
Instale uma nova tampa do radiador: uma tampa do radiador gasta, fraca ou com vazamentos não manterá a pressão, abaixando o ponto de ebulição e permitindo que o líquido de arrefecimento ferva. Também pode permitir que o refrigerante vaze externamente. Felizmente, esta é uma solução rápida e barata. Espere o motor esfriar, recarregue o sistema de arrefecimento e instale uma nova tampa do radiador.
Substitua mangueiras rachadas: com o tempo, as mangueiras do radiador de borracha e as mangueiras do aquecedor podem enfraquecer. Uma mangueira de ruptura libera rapidamente todo o líquido de arrefecimento do motor, mas a substituição é geralmente direta. Certifique-se de usar uma mangueira de qualidade, grampos de mangueira novos e limpe as superfícies de vedação antes da instalação.
Conserte uma bomba de água com vazamento: uma bomba de água com vazamento é uma substituição mais difícil, especialmente em veículos que usam a correia dentada para acionar a bomba de água. A vedação frontal e o rolamento são suscetíveis ao desgaste, e a substituição pode demorar algumas horas. Assim, a recomendação padrão é substituir a bomba de água ao mesmo tempo em que substitui a correia dentada.
Reparar um vazamento de radiador: como o radiador é exposto, existem algumas maneiras diferentes de falha, incluindo corrosão, danos causados por detritos e até mesmo impacto menor. Se o vazamento do refrigerante for causado por um vazamento do radiador, você precisará reparar o seu radiador.
Corrigir danos no motor interno: se o bloco estiver rachado ou a cabeça do cilindro estiver deformada, o seu motor precisa ser levado a um profissional automático para grandes reparos.
Tampa e retentores da correia dentada: vazamentos podem ocorrer nesses componentes. Faça a substituição das partes para garantir o bom e correto funcionamento dos componentes.
Produtos para vazamento de água no motor
Os produtos químicos para parar vazamentos destinam-se a imperfeições de linhas finas e rachaduras minúsculas, e não ao tipo de vazamento que resulta em uma poça embaixo do veículo ou a um cheiro de líquido de arrefecimento que permeia seu carro.
O aditivo pesado e produtos químicos em seladores de vazamentos químicos podem efetivamente selar pequenas imperfeições, talvez até criando uma “solda” suave para evitar vazamentos de líquido de arrefecimento, mas não substituem os reparos necessários.
Um produto de vazamento pode salvar o dia como um último esforço, mas se você tiver um vazamento de refrigerante, um diagnóstico completo e reparo serão necessários o mais rápido possível. Se você usar um produto de vazamento, você também precisará de um flush para remover o excesso de vazamento.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Carro vazando água, o que fazer?
Sintomas de correia dentada ruim, desgastada ou quebrada!
Como e quando colocar água no radiador?
Água no motor, o que acontece? O que fazer?