Vistoria prévia para seguro de automóveis! É obrigatória?
A vistoria prévia de automóveis é um procedimento pelo qual os interessados em ter um seguro de veículo precisam passar para garantir à seguradora que o veículo que está sendo segurado é exatamente como consta no contrato para a apólice de seguro. Compreender esse processo, e sua obrigatoriedade ou não, ajuda a desembaraçar um pouco a confusão que é a burocracia das apólices de seguro.
Vistoria prévia de veículos: como funciona?
Uma seguradora que oferece o serviço de seguro para automóveis, na maior parte das vezes, exige a realização de uma vistoria prévia no veículo. Tal vistoria é realizada antes da assinatura do contrato e antes da renovação do seguro do veículo, para garantir que ele não sofreu nenhuma mudança. Essas vistorias são importantes tanto para a seguradora quanto para o segurado, que garante que todos os acessórios e opcionais do veículo estarão segurados.
Leia também
Carros 0 km não precisam passar pela vistoria prévia, salvo se você fez alguma modificação no veículo, quando é necessário fazer o endosso do seguro para as modificações e possíveis mudanças de valores no seguro.
Quando a vistoria prévia é obrigatória?
As seguintes situações obrigam o segurado a fazer uma vistoria do veículo para a seguradora:
Contratação de um novo seguro para veículo usado
Troca de carro por um veículo usado
Inclusão de novas coberturas ou ampliação dos limites de cobertura contratados
Redução de franquia
Carro zero modificado
Alterações nas características originais do veículo (vidros elétricos, bancos de couro, aerofólios, etc)
Onde fazer a vistoria prévia do seguro?
Cada seguradora tem postos de vistoria próprios, e a vistoria pode ser agendada no posto mais próximo de sua residência, mediante agendamento. Algumas seguradoras oferecem a vistoria à domicílio ou no trabalho do cliente, como uma comodidade extra.
Não fui obrigado a fazer a vistoria. Devo fazer assim mesmo?
Sim. Mesmo se a seguradora não pedir a vistoria, e você se encaixa em uma das situações acima para obrigatoriedade da vistoria, faça. Isso vai evitar que a seguradora use algum erro burocrático para reduzir o valor de seu sinistro, ou até invalidar sua apólice. É uma garantia para os dois lados, já que hoje em dia, seguros estão cercados de mitos que deixam qualquer um confuso.
Esperamos ter ajudado nossos leitores com as dúvidas sobre vistoria do veículo para o seguro. Se ainda ficou alguma pergunta, deixe nos comentários e vamos responder o mais rápido possível!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Minuto seguros: seguro de carro completo, vale a pena?
Endosso de seguro do carro! Significado e por que fazer!
Aerofólio no carro: legislação e como fazer
Carros com Nitro e Turbo no motor é permitido? Como funciona?