Volkswagem Polo Hatch – Opinião de quem tem
Entre os veículos da Volkswagen, um dos mais vendidos e queridos é o VW. Depois de alguns anos sem mudanças, ano passado ele passou por uma reestilização e ganhou mais itens de série.
Como tudo na vida, qualquer veículo no mundo tem seus pontos positivos e negativos. Assim, hoje falo sobre o Polo do meu ponto de vista, como proprietária.
Possuo um Polo Hatch (2010) praticamente completo, exceto faróis de neblina, volante com comandos, computador de bordo e itens como sensor crepuscular, retrovisores anti-embaçante, etc. Já havia escutado e lido críticas positivas à respeito do câmbio do modelo.
Leia também
Nesse quesito, o modelo está de parabéns, é muito gostoso de dirigir. Os engates são curtos e perfeitos e a embreagem é bem macia. Porém, deve-se ter cuidado ao dirigir.
Como a embreagem é hidráulica, muito comum nos carros atuais, dependendo da maneira de dirigir do condutor ela se desgasta muito rápido. Não dá para ficar fazendo controle de embreagem ou descansando o pé em cima como alguns motoristas costumam fazer.
O motor do Polo também é muito bom, como a maioria dos Volkswagen, é 1.6 que gera 104 cv de potência máxima e 15,4 kgfm de torque. A única vez que dei uma esticada nele, alcancei 170 km/h e não quis tentar aumentar porque fiquei com receio (nunca atingi uma velocidade dessa).
Mesmo em alta velocidade, o veículo se mostrou bem estável, pelo menos em retas. Em curvas, não é bom abusar (independente do veículo). Como é de praxe, quando o ar está ligado, o motor perde um pouco de potência. Mas, mesmo assim, dá conta do recado e você não passa raiva.
O interior possui um bom acabamento e o painel é bem bonito. O espaço interno também é muito bom, dá para transportar 4 adultos confortavelmente. Caso haja um quinto, o que vai sentado no meio vai um pouco desconfortável.
O porta-malas é um pouco pequeno (como na maioria dos hatches), tem capacidade para 270 litros. O sensor de estacionamento é uma maravilha, já me salvou de esbarrar em algo fora de vista diversas vezes (item essencial). Retrovisores elétricos também se tornaram item básico para mim.
Em geral, o carro é muito bom (principalmente para dirigir). Só há algumas coisas bobas que me irritam certas horas e que a Volks poderia mudar.
- Os encostos de cabeça traseiro não abaixam ( como no Gol e em diversos veículos da Fiat) o que pode dificultar um pouco na hora de manobrar.
- A alavanca para regulagem de distância do banco é muito grande e para frente. Tem horas que a perna encosta nela e muitas vezes as roupa agarra nela (principalmente saias e vestidos longos).
- A alavanca de regulagem do encosto também fica numa posição muito ruim, do lado esquerdo junto com a coluna central.
Há itens que podem parecer besteira à primeira vista mas, que facilitam muita a vida do condutor. Os retrovisores anti-embaçante são uma maravilha nas noites frias e chuvosas. O volante com comandos também facilita bastante e evita a distração. Bluetooth é essencial, deveria ser oferecido em todos os carros.
Enfim, quem está à procura de um veículo hatch, o Volkswagen Polo é uma ótima opção. O meu já tem 2 anos e não precisou de praticamente nenhuma manutenção, exceto a troca das pastilhas de freio e balanceamento do pneus.
Se você está à procura de um veículo, aproveite e veja quais os carros mais vendidos no primeiro semestre de 2012.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Peugeot 5008 – Fotos e versões
Como pilotar moto?
Como usar embreagem, freio e acelerador na subida?
Tipos de carros