Volkswagen UP – Preços e opiniões
Parece que uma das novas tendências do mercado automobilístico é investir no segmento de carros populares. A disputa está ficando acirrada e a cada dia surgem novos modelos. Melhor para nós, mais opções.
Para atender essa tendência, a Volkswagen desenvolveu o UP. Ele já é comercializado na Europa e tomou o lugar do Fox lá. Por aqui, ele pretende ser o carro de entrada da marca, tomando o lugar do Gol.
O modelo é o primeiro veículo desenvolvido pela nova lógica seguida pela Volks, a Baukasten. Ela propõe o compartilhamento de estruturas, o que permitirá a produção de todos os modelos a partir de um mesmo conceito técnico. A intenção é que, daqui a uns 8 anos, essa lógica seja responsável pela produção de 26 modelos de diferentes marcas (Volks, Audi, Skoda e Seat). E, consequentemente, pode ser que os valores dos veículos baixem.
Leia também
O UP é um city car (feito para andar na cidade), mas também tem o intuito de não decepcionar nas estradas. Apesar de ser desenvolvido para ocupar pouco espaço, seu interior foi muito bem aproveitado. É um veículo pequeno no comprimento mas com boa distância de entre-eixos, o que proporciona conforto para até 4 pessoas. Suas medidas são as seguintes: 3,5 m de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 de altura, 2,42 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para até 251 litros.
Apesar de ser um carro popular, houve capricho no desenvolvimento do interior do carro. Os materiais são simples, mas muito bem encaixados. O painel possui cores sóbrias, as saídas de ventilação são cromadas e, nas versões mais caras, o volante possui base achatada com regutagem de altura e o painel possui acabamento laqueado.
O veículo foi desenvolvido para levar até 4 pessoas. O teto é totalmente reto, o que garante o conforto para pessoas de até 1,80 e poucos no banco traseiro (a cabeça não fica encostando no teto).
Se no banco do motorista e do passageiro houver pessoas com a mesma altura descrita acima, ainda assim as pessoas no bando detrás não encostaram seus joelhos nos bancos da frente.
O câmbio manual de 5 marchas e o motor (opção de 60 ou 75 cv de potência) são totalmente novos. O consumo médio de qualquer uma das opções de motor é de 23 km/l. Apesar de ser de 3 cilindros, o motor não é muito barulhento e a caixa de marchas é precisa e silenciosa. Segundo várias pessoas que puderam testar o carrinho, ele possui bom motor, boa suspensão, boa estabilidade e bom design e espaço interno. No crash test ele também se saiu bem.
Por enquanto só há opção de duas portas mas, a versão 4 portas já foi desenvolvida. Quando o UP vir para o Brasil, haverá apenas uma opção de motor (1.0 ainda sem potência definida). Ele será fabricado aqui a partir de 2014. Se o modelo brasileiro for seguir o irmão europeu e manter o preço baixo, vai dar muita dor de cabeça na concorrência.
Na Europa ele está disponível em 4 versões: Move Up (9.970 euros), High Up (11.040 euros), Black Up (12.100 euros) e White Up (12.100 euros). A versão básica vem de série com airbag frontal e lateral, freios abs e vidros elétricos.
Só para se ter uma idéia, o Volkswagen UP foi eleito o carro do ano de 2012 pela revista inglesa What Car. Ele deixou para trás concorrentes fortes como o Porche 911 e a BMW Série 3.
Enquanto ele não desembarca por aqui, dê uma olhada em um dos seus futuros concorrentes, o Nissan March.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Peugeot 5008 – Fotos e versões
Nissan March : o carro popular japonês no Brasil
BMW Série 1: modelos e ficha técnica
Quais os carros mais vendidos em 2012?